7 de abril – Dia Mundial da Saúde

Comunicação IUPV - 03/04/2019 17:44

No Brasil, o dia 07 de abril marca o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes aspectos que podem afetar nossa saúde.
A prática regular de atividades físicas e bons hábitos alimentares são alguns dos fatores que aumentam a qualidade de vida de todos nós. No caso das pessoas diagnosticadas com Fibrose Cística, seguir essas e outras atitudes é ainda mais importante. Por isso, o Unidos pela Vida criou a seguinte lista com 5 dicas para te incentivar a se tornar uma pessoa mais saudável neste Dia Mundial da Saúde. Confira!
1- Siga uma boa alimentação
A maioria das pessoas com Fibrose Cística precisa ingerir por dia duas vezes mais calorias do que uma pessoa que não tem a doença, mas isso não significa que ela deva seguir uma dieta hipercalórica cheia de alimentos gordurosos, como lanches rápidos e batata frita.
Por isso, recomenda-se que quem tem a doença siga as dicas nutricionais e dietas indicadas por um nutricionista. Esse profissional saberá o que funciona melhor para o seu corpo e metabolismo, desenvolvendo uma dieta específica com os alimentos que trarão todos os nutrientes que você precisa.
2-Pratique exercícios físicos regularmente
A prática regular de atividades físicas, aliada a uma boa nutrição e alimentação, tem um papel fundamental no tratamento de quem tem Fibrose Cística. Exercitar-se ajuda na melhora da função pulmonar e eleva o ganho de força e resistência, além de auxiliar na desobstrução das vias aéreas e na prevenção da perda de massa óssea.
Para fortalecer os pulmões e o coração, as atividades aeróbicas, como corrida e caminhada, são muito recomendadas para quem tem Fibrose Cística. Essas atividades  fazem o coração bater mais rápido e mais forte que o normal, aumentando sua resistência e a dos pulmões também. Além disso, os exercícios realizados com pesos, como a musculação, também ajudam no fortalecimento dos ossos e dos músculos. O ideal é sempre procurar um profissional para lhe orientar sobre a atividade que trará melhores resultados para a sua saúde e rotina de tratamento.
3- Aderir ao tratamento é fundamental!
O tratamento para a Fibrose Cística, geralmente, ocupa muito tempo da rotina de quem realiza os procedimentos. Mas, apesar disso, é fundamental que você realize todas as etapas diariamente, como a fisioterapia respiratória, inalação e uso de medicamentos. Assim, você terá mais chances de melhorar a sua saúde e ter qualidade de vida.
4- Organize-se!
Como a realização de todas as etapas do tratamento para a Fibrose Cística pode ocupar bastante tempo, inserir todos esses procedimentos de maneira organizada em sua rotina diária é muito importante. Dessa forma, os procedimentos não irão atrapalhar as outras atividades do seu cotidiano.
O primeiro passo é se planejar, principalmente quando você precisar se deslocar para outros lugares. O ideal é sempre levar os medicamentos com você e avaliar com cuidado se é melhor realizar os procedimentos antes ou depois do compromisso. Utilizar as tecnologias como uma vantagem no tratamento para a doença também é uma dica. Coloque lembretes diários em seu celular, tablet ou computador para não esquecer de tomar os medicamentos e realizar os tratamentos.
5- Tenha cuidado com a higiene!
As pessoas com Fibrose Cística devem evitar entrar em contato com germes como bactérias, vírus e fungos, causadores de doenças. Para evitar essa contaminação, é importante ter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel várias vezes ao dia.
Ao seguir essas dicas, você terá mais chances de ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico ou equipe de saúde. Eles poderão auxiliar sobre quais medidas são mais importantes para lhe ajudar a se tornar uma pessoa mais saudável.
Referências:
Cystic Fibrosis Foundation – http://www.cff.org/Adults/Respiratory/LungCareBasics/TimeManagement/
TAULOIS, M. Nutrição Para Vida. Vertex. Equipe Fibrose Cística – Serviço de Pneumologia – PPC – UERJ.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco