8 Dicas para proteger-se dos germes

Instituto Unidos pela Vida - 04/07/2016 11:12

Os germes são organismos minúsculos, invisíveis ao olho humano. Infelizmente, podem causar infecções, e estão presentes em vários lugares, como na água, no solo, nos alimentos, nos animais e nas plantas.

Imagem/Fonte: Freepik.com

Imagem/Fonte: Freepik.com


Alguns desses germes podem ser prejudiciais para as pessoas que têm Fibrose Cística, mas tomando alguns cuidados você pode evitar!  
Como se proteger dos germes:
1- Evite ficar próximo de pessoas adoecidas:
Evite ficar muito perto de pessoas que estão tossindo ou espirrando, através das gotículas de saliva os germes podem se mover por até dois metros.
Para evitar que o seu corpo absorva essas gotículas mantenha esta distância mínima, principalmente quando estiver em ambientes fechados, como na escola ou no trabalho.
Se você tem FC procure evitar atividades que o coloque em contato muito próximo com outras pessoas que também tenham Fibrose Cística, como por exemplo: Beijar ou abraçar; Andar no mesmo carro; Dividir o mesmo quarto.
2- Lave sempre as suas mãos!
Você pode pegar germes quando encosta em algo que já está contaminado — como um corrimão ou maçaneta — e depois coloca a mão nos olhos, nariz ou boca.
Para evitar essa contaminação é só lavar as mãos com água e sabão com frequência e aplicar álcool em gel nas mãos quando for necessário. Fale sobre isto para seus amigos e familiares também!
Todo mundo (independente de ter FC ou não) deve lavar as mãos antes de manusear alimentos, comer ou beber. É importante também lavar as mãos depois de tossir ou espirrar, usar o banheiro, encostar em objetos compartilhados, brincar com os animais de estimação.
Se você tem FC lembre-se também de lavar as suas mãos antes e depois de fazer o seu tratamento diário! Tenha isso como um hábito muito importante para conter a transmissão de germes!!!
3- Cubra a sua boca ao tossir.
Você também pode espalhar germes para outras pessoas ao tossir ou espirrar, visto que essas gotículas podem continuar no ar, prontas para serem inaladas pelos outros.
Para evitar essa transmissão cubra a boca com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, e jogue-o fora imediatamente. Depois disso, lave as suas mãos com água e sabão e passe algumas gotas de álcool em gel.
Caso você seja pego desprevenido e sem um lenço, cubra a sua boca com o braço (com aquela região próxima ao cotovelo).
4- Limpe e desinfete o seu nebulizador
É importante que você sempre limpe e desinfete o seu nebulizador, visto que eles podem abrigar possíveis germes (que quando inalados podem desenvolver infecções nos pulmões).
Quem têm Fibrose Cística NUNCA deve usar o nebulizador de outras pessoas, esse aparelho é de uso individual (como seus objetos pessoais)!
5- Não compartilhe ítens pessoais!
Os germes podem permanecer na superfície dos objetos por horas. Quando você encosta em algo contaminado acaba pegando ou espalhando esses micro-organismos.
Evite compartilhar itens que entrem em contato com a saliva ou com outros fluídos corporais. Essa dica é particularmente importante quando o assunto são os seus equipamentos respiratórios, como nebulizadores.
6- Evite o contato frequente com poeira e sujeira
Alguns germes podem se esconder no solo e serem carregados juntamente com a sujeira ou a poeira. Ao encostar em superfícies sujas e colocar a mão no nariz, olhos e boca, você pode acabar absorvendo esses micro-organismos.  Evite ficar perto de construções ou casas em reforma e de se aproximar de locais nos quais estejam cortando a grama.  
7- Deixe a sua escolha ou o seu trabalho avisados
Comunicar para os seus colegas de escola ou do trabalho que você tem FC é uma decisão pessoal. Porém, compartilhar informações sobre a Fibrose Cística nesses ambientes torna o seu dia a dia mais fácil (e o Instituto Unidos pela Vida pode te ajudar com isto!).
Se por acaso alguma outra pessoa do seu círculo também tiver FC, você pode pedir para manter uma distância de dois metros dela. Assim, vocês evitam a troca de germes e todo mundo fica mais saudável e pronto pra estudar tranquilo!
8- Vacine-se
 A vacina ajuda o seu corpo quanto a proteção de germes, como alguns vírus da gripe que podem ser perigosos para quem têm FC.
Fique de olho nas datas de vacinação, converse com seu médico e sugira aos seus amigos e familiares a também se vacinarem!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
Fontes:
https://www.cff.org/Living-with-CF/Germs-and-Staying-Healthy/What-Are-Germs/

https://www.cff.org/Living-with-CF/Germs-and-Staying-Healthy/How-Can-You-Avoid-Germs/8-Ways-to-Guard-Against-Germs-in-Everyday-Life/
Revisado por: Profª Jannaina Vasco, Coordenadora de Biomedicina da Unibrasil.

Fale conosco