Droga pretende reduzir inflamação em pessoas com Fibrose Cística

Categoria: Coluna Científica - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 31 de dezembro de 2018

 

A Celtaxsys Inc. relatou resultados esperançosos do estudo clínico em estágio inicial de uma droga com potencial anti-inflamatório para pessoas com Fibrose Cística (FC). Os cientistas acreditam que reduzir a inflamação excessiva nas pessoas com Fibrose Cística prevenirá lesões pulmonares e atrasará o avanço da doença.

Embora seja um estágio inicial, estudo de Fase 2b, os resultados sugerem o possibilidade de que pessoas com FC sejam beneficiadas pela droga, acebilustate. A droga reduz a produção de uma determinada molécula que leva à inflamação e que é encontrada em grande quantidade no organismo das pessoas com FC.

De acordo com a Celtaxsys, na comparação entre todos os participantes da pesquisa, os que receberam apenas placebo e os que receberam acebilustate, os últimos tiveram uma:

Notadamente, pacientes com função pulmonar menos comprometida (aqueles que têm VEF – volume expiratório forçado – maior que 75) experimentaram maior benefício de acebilustate, alcançando uma redução de 34% nas exacerbações pulmonares após 48 semanas de tratamento.

A redução das exacerbações na FC é importante porque elas podem ocasionar lesões pulmonares permanentes e redução da função pulmonar. Pessoas com FC experimentam esse inesperado agravamento de sintomas porque têm uma resposta imunológica a infecções exagerada. Isso causa inflamação excessiva que não apenas mata os germes que causam a infecção, mas também o tecido pulmonar saudável.

Os pesquisadores estão tentando descobrir maneiras de diminuir essa resposta imune exagerada sem afetar as defesas naturais do corpo contra infecções. Durante o estudo, os participantes que receberam a droga não experimentaram um aumento no risco de infecção ou efeitos colaterais significativos de acebilustate.

Com base nesses resultados encorajadores, a Celtaxsys planeja ter um estudo de Fase 3 maior, a fim de continuar a testar o efeito da droga sobre a inflamação na FC.

Para mais informações, veja o comunicado à imprensa da Celtaxsys.

Fonte: https://www.cff.org/News/News-Archive/2018/Drug-Shows-Promise-in-Reducing-Inflammation-in-People-With-Cystic-Fibrosis/

Traduzido por Vera Carvalho, voluntária de tradução para o Instituto Unidos pela Vida. Vera é tradutora profissional com especialidade na área científica ([email protected]).

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui