Alunos da área de saúde do Rio de Janeiro recebem o projeto FC nas Universidades

Instituto Unidos pela Vida - 15/09/2015 20:08

IMG_8598Entre os dias 09 e 11 de Setembro, o projeto FC nas Universidades esteve no Rio de Janeiro/RJ. O projeto é uma iniciativa do Instituto Unidos pela Vida e tem como objetivo inserir o aluno no conceito da patologia. Até o 1º semestre de 2014, ele acontecia presencialmente em 9 faculdades de Curitiba, e em 100% dos cursos de Medicina da cidade.

Contudo, após a aprovação do Instituto na banca de investimento do Projeto Legado, em 2014, foi possível expandir o projeto FC nas Universidades presencialmente para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e também disponibiliza-lo online para mais de 700 cursos de 180 universidades do Brasil.

IMG_8597Na estreia do projeto no Rio de Janeiro, centenas de alunos assistiram às aulas ministradas pela diretora do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk, psicóloga, que também tem Fibrose Cística.

No dia 09 de Setembro, quase 100 alunos de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá, no Rio Comprido, assistiram à aula acompanhados da coordenadora da Associação Carioca de Assistência à Fibrose Cística (ACAM), e de professoras da Instituição.

No dia 10, cerca de 30 alunos de Medicina da UNIGRANRIO (Barra da Tijuca) também puderam conhecer melhor a Fibrose Cística, acompanhados da Professora Mônica Taulois, gastroenteorologista especialista em FC, que reafirmou a importância de eventos como este para futuros profissionais da saúde.

IMG_8596No dia 11, as aulas aconteceram pela manhã na EsEFEX – Escola de Educação Física do Exército, na Urca, com aproximadamente 50 alunos da Professora Míriam Mainenti, e à tarde em torno de 40 alunos de Fisioterapia da UNISUAM (Bonsucesso) também entenderam a importância do seu trabalho para as pessoas que têm Fibrose Cística, e conheceram melhor a patologia.

“Nós acreditamos que levar informações didáticas sobre a FC para os profissionais que futuramente terão esta realidade em seu dia a dia é fundamental. Médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e enfermeiros são essenciais em uma equipe multidisciplinar de Fibrose Cística. Sabemos que infelizmente a maioria das universidades quase não fala com tanta profundidade da doença, mas nós estamos tentando mudar esta realidade”, diz Verônica, muito satisfeita com o resultado do projeto, que esteve pela primeira vez no Rio de Janeiro.

As próximas aulas do FC nas Universidades estão agendadas em Curitiba e Belo Horizonte, em Outubro.

Fale conosco