Anvisa e Vertex respondem prontamente ofício e abaixo-assinado enviado pelo Unidos pela Vida

Comunicação IUPV - 13/07/2018 13:27

No dia 09/07/18 o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística lançou na plataforma Change.org uma petição pressionando a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que avalie com rapidez os novos medicamentos Orkambi e Kalydeco, e conceda sua aprovação o mais breve possível.
Os medicamentos, que podem contribuir para a melhora na qualidade de vida de pessoas com Fibrose Cística que tenham determinadas mutações genéticas e indicação médica para uso,aguardam avaliação e aprovação há mais de 235 dias na Anvisa. Este é o primeiro passo para que o medicamento possa ser comercializado no país, além de ter sua incorporação no Sistema Único de Saúde discuta por outros órgãos como CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) e Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). Ou seja, a aprovação não significa a imediata incorporação e disponibilização pelo SUS, mas, é um passo importantíssimo para tal.
Visando agilizar o processo, o Instituto Unidos pela Vida já havia enviado dois ofícios assinados por 18 presidentes de associações de assistência à FC que participaram do 2º Encontro Nacional de Desenvolvimento de Associações organizado pelo Instituto em Curitiba. O primeiro foi enviado no dia 03/04/18 e o segundo no dia 25/06/18, mas ambos não obtiveram resposta. Deste modo, para enviar juntamente com um 3º Ofício, criou a petição online, cuja expectativa era obter 5 mil assinaturas em uma semana, mas, em 72 horas a petição já contava com quase 20 mil assinaturas.
No dia 12/07 o Instituto enviou um novo documento à diretores de 17 áreas da Anvisa relacionadas à medicamentos, incluindo a presidência, com 977 páginas. O documento iniciava com o 3º ofício, fotos de pacientes publicadas pelos familiares nas redes sociais como apoio à campanha e era assinado por 18 presidentes de associações de assistência à FC, além de conter 53 páginas de comentários deixados pelos participantes da petição, bem como as 919 páginas com as quase 20 mil assinaturas.
E, 16 minutos após o envio do documento, o responsável pela área de Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) respondeu nosso e-mail, informando que os produtos encontram-se em fase avançada de avaliação, com provável aprovação em breve, e que aguardam alguns documentos complementares da indústria fabricante, a Vertex Farmacêutica.
Imediatamente, acionamos a Vertex informando da resposta da Anvisa e representantes da indústria também nos responderam prontamente informando que estão providenciando a documentação e que em um curto espaço de tempo os documentos serão enviados à Anvisa, e que nos informará dos próximos passos.
Certamente, nossa mobilização auxiliou e auxiliará muito na agilidade deste processo. Tornamos pública nossa expectativa, e reiteramos o quanto o tempo é um bem precioso demais para todas as pessoas com Fibrose Cística. Agradecemos imensamente à todos que ajudaram e continuam nos ajudando diariamente a garantir os direitos de todas as pessoas com Fibrose Cística no Brasil!
abaixo-assinado permanece aberto na plataforma até a resolução total do processo. Entenda as etapas no fluxograma abaixo:

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco