Nossa Associação Importa: Núcleo de Fibrose Cística da Bahia (NFC-BA)

Comunicação IUPV - 24/06/2019 16:47

Chegou a vez da coluna Nossa Associação Importa apresentar a entidade do estado da Bahia. Você conhece o Núcleo de Fibrose Cística da Bahia (NFC-BA)? Localizado na cidade de Salvador/BA, o NFC-BA é presidido pelo Edson Fahel Filho e foi fundado em 06 de abril de 2011.
Atualmente, o Núcleo faz o atendimento de 400 pessoas com Fibrose Cística em toda a região da Bahia, auxiliando com informações sobre diagnóstico e tratamento e ajudando na busca por medicamentos, na melhora da qualidade de vida e na divulgação da Fibrose Cística na região.
Fundação
O nascimento do NFC-BA surgiu da necessidade cada vez maior de comunicação entre as pessoas com Fibrose Cística e seus familiares com as autoridades do Estado, responsáveis pela compra e distribuição das medicações utilizadas para o tratamento da doença.
Com isso, em 2011, um grupo de pais de pessoas com Fibrose Cística, preocupados com a constante falta de medicamentos, reuniu-se e decidiu criar o Núcleo de Fibrose Cística da Bahia. Desde sua fundação, os principais objetivos trabalhados no NFC-BA é a busca por formas e recursos para criação do Centro de Referência de Fibrose Cística, a luta pela garantia dos direitos das pessoas com Fibrose Cística e a divulgação de informações sobre a doença entre essas pessoas, seus familiares e a sociedade.
Precisa entrar em contato com o NFC-BA? Então confira as informações de contato da associação!
Estado de atuação: Bahia
Endereço da sede: Rua Raul Leite, 990 – Ap 1702 – Vila Laura – Salvador/BA – CEP: 40270-010
Telefone: (71) 99188-4868 | (71) 99245-5369
E-mail: nucleofibrosecistica.ba@gmail.com 
Fisio Verão e Setembro Roxo
Um dos projetos realizados pelo Núcleo de Fibrose Cística da Bahia é o Fisio Verão. As atividades, que acontecem em parceria com o Centro de Referência em Fibrose Cística da Bahia do Hospital Otávio Mangabeira, buscam estimular que pessoas com Fibrose Cística pratiquem atividades físicas na praia e que os pais se sintam motivados e confiantes em levar suas crianças para atividades físicas no mar. Confira a matéria completa sobre o projeto clicando aqui.
De acordo com a voluntária do NFC-BA, Ana Paula Gramacho Barcelos, a participação de todos na associação é extremamente importante para o fortalecimento da entidade.
“O Núcleo, e todas as associações de assistência à Fibrose Cística do Brasil, fazem toda a diferença no universo da doença no país. Por isso, precisamos que a comunidade participe dos nossos projetos, conheça mais sobre o nosso trabalho e traga suas dúvidas e necessidades até nós. Dessa forma, poderemos ajudar da melhor maneira possível”, ressaltou Ana Paula.
O Núcleo também participa todos os anos do Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, realizando atividades de divulgação da doença na região. Você também pode fazer a diferença ajudando e participando dessa campanha anual. Cada atitude conta!
O NFC-BA ainda não conta com funcionários e não tem um horário específico de atendimento mas, sempre que você precisar, basta entrar em contato que a equipe, composta pelas 12 pessoas da diretoria do Núcleo, fará o melhor para lhe atender o mais rápido possível.
Além dos membros da diretoria, o NFC-BA também conta com a colaboração de profissionais da área da saúde que contribuem com as atividades realizadas pela entidade conforme há a necessidade.
Conheça mais sobre a associação da sua região e se envolva nas atividades realizadas. Juntos, somos muito mais fortes e podemos fazer a diferença! Ajude o Núcleo de Fibrose Cística da Bahia e fortaleça ainda mais esse lindo trabalho! E se Salvador está muito longe de você, clique aqui e encontre a entidade mais próxima. Você fará toda a diferença!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco