Bem Estar e Fibrose Cística: cuidando do corpo e da mente

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 18 de junho de 2019

A Fibrose Cística (FC), por ser uma doença crônica e complexa, pode trazer alguns momentos e situações difíceis para as pessoas que têm a doença e seus familiares. Por isso, cuidar da saúde mental e do bem-estar é essencial, assim como cuidar com a saúde física do corpo.

Pensando na importância desse tema na saúde geral das pessoas com FC e seus familiares, o Unidos pela Vida está lançando a série especial Bem Estar e Fibrose Cística: cuidando do corpo e da mente. Serão diferentes textos e artigos para que todos tenham conhecimento do tema, fiquem atentos, e melhorem o bem estar e a qualidade de vida.

Saúde Mental: um estado de bem estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como “um estado de bem estar no qual o indivíduo percebe suas potencialidades, é capaz de usar suas habilidades, lidar com o estresse, ser produtivo e contribuir com sua comunidade”.  

Como definir bem estar?

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos afirmam que “não há um consenso em uma única definição de bem estar, mas todos concordam que, no mínimo, o bem estar inclui a presença de emoções e sentimentos positivos (satisfação e felicidade), ausência de emoções negativas (por exemplo tristeza e ansiedade), satisfação com a vida e realização pessoal. De forma resumida, o bem estar é estar sentindo-se bem e julgando a vida de forma positiva.”

Existem muitos componentes que contribuem para que um indivíduo possa estar se sentindo bem consigo mesmo e sua vida. O bem estar portanto é composto de aspectos: físicos, econômicos, sociais, emocionais, de satisfação, envolvimento com atividades e trabalho e relacionamentos.

Com tantas áreas impactando no bem estar, não é surpresa que ele seja considerado algo complexo e que, às vezes, algumas pessoas possam precisar de apoio profissional para sentirem-se bem.

Entender os aspectos que fazem parte do bem estar é fundamental para realizar mudanças e cuidar cada vez mais da sua saúde mental.

Por isso, confira abaixo alguns dos fatores que podem impactar no bem estar e como cuidar deles, para melhorar ainda mais sua saúde mental, bem estar e qualidade vida.

Motivação

Sentir-se motivado para terminar as atividades diárias e atingir as metas é um importante sinal para a saúde mental. Por isso, mudanças na motivação podem ser indicadores de declínio no bem estar. Fique atento para os seguintes sinais de mudanças e procure um psicólogo caso não esteja se sentindo motivado com sua vida e atividades regulares.

Relacionamentos

Relacionamentos positivos e de apoio são uma parte muito importante da vida de qualquer pessoa. Os familiares e amigos estão presentes para compartilhar os bons momentos e ajudar nas situações mais difíceis. Por isso, conversar com uma pessoa de confiança pode ajudar a sentir-se melhor e a lidar com alguns dos desafios da vida, especialmente na Fibrose Cística.

Sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para manter o bem estar. Às vezes, quando estamos preocupados, os pensamentos podem parecer que estão correndo pela nossa cabeça e isso pode afetar o sono. Da mesma forma, dormir em excesso, pode afetar os níveis de energia, motivação e bem estar.

Estratégias para garantir uma boa noite de sono incluem:

Exercício Físico

A atividade física traz muitos benefícios para quem a pratica: melhora a saúde, o humor, o sono, e tudo isso impacta no bem estar. A prática de exercícios é recomendada para todas as pessoas com FC, de qualquer faixa etária. Profissionais de educação física podem ajudar a adaptar um programa de exercícios que atendam às suas necessidades pessoais e da doença.

Alimentação e Dieta

Ter uma dieta nutritiva e equilibrada é importante para apoiar a saúde mental e o bem estar. As mudanças de humor e situações de estresse podem afetar o apetite, seja para mais ou para menos, trazendo consequências para o nível de energia e a saúde geral.

Converse com o nutricionista da sua equipe de FC e estabeleça um plano de alimentação que seja adequado para o seu momento de vida e faça alterações, com supervisão, sempre que for necessário.

Sexualidade

A sexualidade humana e a função sexual são partes importantes da vida, mas às vezes pode ser um pouco difícil de conversar sobre isso, especialmente se estiver acontecendo algum problema ou dificuldade. Essa situação, muitas vezes pode aumentar as preocupações, afetando a saúde mental e o bem estar.

Seja qual for a pergunta ou dificuldade que você tiver com relação à sua vida sexual, não tenha vergonha e converse com seus profissionais de saúde, eles podem te ajudar!

Resiliência

Outro importante aspecto relacionado ao bem estar é a resiliência, que é a capacidade de algumas pessoas de superar dificuldades e aproveitar ao máximo todas as oportunidades. Confira aqui nosso texto sobre maneiras de promover a resiliência em sua vida!

Fonte: CF Buzz. Wellbeing. Disponível em http://www.cfbuzz.org/adults/wellbeing/.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui