Bem Estar Emocional na Fibrose Cística: Adultos e Cuidadores

Comunicação IUPV - 07/08/2019 11:52

A série Bem Estar e Fibrose Cística: cuidando do corpo e da mente do Unidos pela Vida têm abordado a importância do bem estar na vida de pessoas envolvidas com a Fibrose Cística. E agora chegou a vez de falarmos sobre o impacto desse tema na vida dos adultos com a doença e os cuidadores, podendo ser membros da família ou amigos próximos.  
 A Fibrose Cística (FC) é uma doença crônica relacionada à alteração no gene da proteína cystic fibrosis transmembrane condutance regulator (CFTR), causando alguns sintomas como pneumonia de repetição, tosse, falta de ar, dificuldade para ganhar peso e estatura e diarreia. 
No entanto, além dos sintomas físicos, as pessoas com FC precisam lidar com algumas experiências sociais e emocionais diferentes de pessoas sem a doença. Por exemplo, é preciso saber equilibrar de maneira saudável as exigências da vida diária – trabalho, família, vida social – com a rotina de tratamento e outros cuidados. 
Como uma doença crônica, a FC afeta não apenas aqueles que nasceram com a condição, mas também os pais, irmãos, amigos e demais envolvidos. Essa comunidade pode ter que enfrentar algumas demandas psicológicos e sociais devido às exigências da doença. 
Seja o portador de FC ou algum de seus cuidadores que estejam enfrentando tais dificuldades, é importante estar sempre atento à qualquer mudança ou sinal de comportamento e procurar ajuda profissional quando necessário. Afinal, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física!
Bem Estar Emocional de Adultos com FC
“Cada vez mais, as pessoas com Fibrose Cística estão chegando à idade adulta. Por isso, é mais importante do que nunca começarmos a buscar compreender os aspectos psicossociais da FC nessa fase.” escreveram os autores do estudo “O lado psicossocial e psiquiátrico da Fibrose Cística em adolescentes e adultos”.   
“Várias evidências têm indicado que o funcionamento psicológico e psicossocial das pessoas com FC é parecido ao de pessoas sem a doença, até que ela se torne grave e traga outras complicações. No entanto, também existem alguns estudos que mostraram que os portadores de FC têm maior probabilidade de terem doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade”, escreveram os autores. 
Quando os portadores de FC se tornam adultos, ou nos casos em que o diagnóstico é tardio, é preciso equilibrar as exigências da vida adulta com as demandas da doença. Ou seja, é preciso lidar com sintomas, tratamentos, trabalho, emoções, vida social e outros aspectos, todos ao mesmo tempo e isso nem sempre é muito fácil. 
De acordo com a Cystic Fibrosis Foundation (CFF), a ansiedade é um dos desafios emocionais mais comuns enfrentados por pessoas com FC. Esse sentimento está relacionado com a dificuldade de conciliar os tratamentos diários e outros cuidados da doença com a vida cotidiana. 
Bem estar de familiares e amigos de pessoas com FC
Não apenas as pessoas com Fibrose Cística, mas seus familiares, amigos e outros cuidadores também podem sentir o impacto emocional da doença. Alguns dos sinais de dificuldades emocionais nos entes queridos incluem problemas físicos como dores de cabeça, estômago ou nas costas; insônia; sentimentos de frustração, tristeza, raiva, culpa, solidão, ressentimento; diminuição do prazer em atividades de lazer; isolamento social; esquecimentos, dificuldades de memória e falta de atenção. 
Esses indivíduos nem sempre são reconhecidos e, por isso, é importante que eles também tenham espaço para abrirem-se e sejam considerados dentro do círculo de tratamento da FC. 
O primeiro passo para lidar com essas questões e conseguir melhorar o bem estar emocional é reconhecer os sinais e as dificuldades. É importante não esconder seus sentimentos, busque alguém de confiança, seja uma pessoa da família, da equipe multidisciplinar ou um psicólogo e conte o que você está sentindo, eles querem te ajudar. Você não está sozinho nessa e sua saúde mental importa! 
Fonte: CYSTIC FIBROSIS NEWS TODAY. Cystic Fibrosis and Emotional Wellness. Disponível em: https://cysticfibrosisnewstoday.com/cystic-fibrosis-emotional-wellness/
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco