Conferência Européia de Fibrose Cística em Dublin – Jun/2012

Instituto Unidos pela Vida - 20/06/2012 21:16

Fonte: http://www.gbefc.org.br/articles/36-ecfs2012
Highlights da Conferência Européia de FC em Dublin, junho de 2012.
Durante os dias 6 a 9 de junho, foi realizado em Dublin o 35º Congresso Europeu de FC, com expressiva participação de pneumologistas pediátricos e de adultos brasileiros.
No primeiro dia do evento destaca-se o simpósio sobre o Impacto do Exercício na Qualidade de Vida do Paciente FC, com uma palestra sensacional de Stephen Clarke, um paciente FC inglês o qual expôs sua rotina diária de exercício e sua dedicação, com visível impacto na melhoria de sua qualidade de vida. Em seguida, no simpósio sobre Mecanismos de Inflamação, destaca-se a palestra da Dra Catherine Green, sobre o papel do estrogênio na inflamação. No período vespertino foi a vez dos workshops, onde várias mini-palestras com posters orais foram oferecidas à platéia. Destaca-se a palestra proferida por Drucy Borowitz sobre o Ivacaftor e seu promissor efeito na mutação G551D, bem como provável efeito em outras mutações, ainda em testes.
No segundo dia, o simpósio sobre Manejo de Infecções Complexas em FC ganhou destaque com recomendações sobre terapia anti-MRSA, identificação crecscente e potencial papel inflamatório da Achromobacter. Em seguida, cabe destacar a palestra proferida pela portuguesa Dra Margarida Amaral, no workshop de Estratégias de Resgate da CFTR na qual esmiuçou detalhadamente como se identificam os futuros alvos no desenvolvimento de novas drogas para tratamento de FC. No período vespertino destaca-se a apresentação oral do colega brasileiro Prof. Dr. Paulo Marostica, da PUCRS, com o trabalho intitulado: Efficacy of an Educational Intervention of Physical Activity for Children and Adolescents with Cystic Fibrosis.
No último dia destaca-se o simpósio sobre cuidados paliativos e teminalidade, tema o qual vem ganhando cada vez mais projeção na abordagem do paciente FC, com destaque para a palestra do Prof. Stepehn Burke sobre modelos de cuidados paliativos, tanto hospitalates, como domiciliares, o papel da equipe multidisciplinar.
Cabe ainda destacar a importância dedicada aos posteres impressos, com a interrupção das aulas sempre no horário da apresentação dos mesmos.
Enfim, ótimo evento e esperamos ver todos em Lisboa 2013
Dr. Tiago Neves Veras 
Pediatric Pulmonologist

+55 (47) 8401 5773/ 3027 1113

http://pneumocentroinfantil.blogspot.com
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco