Conheça a história de Juvenal Teles!

Instituto Unidos pela Vida - 01/12/2015 13:00

juvenalJuvenal Teles, 55 anos, natural de Castro Alves, mora no bairro do Bom Fim em Salvador, Bahia.

Há oito anos, Juvenal começou a correr a convite de um cunhado. No início, acompanhava o parente em provas de 5 km, mas com o tempo foi se aventurando por distâncias maiores.

Há seis anos, sentiu-se mal durante uma prova de 25km em Aracaju. Resultado: duas pontes de safena e uma mamária. O cardiologista falou: “O esporte quase te matou, mas foi ele também que te salvou. Se você não fosse alguém saudável assim, não estaria aqui.” Um ano depois, Juvenal estava liberado para voltar a correr.

Agora vem o que faz de Juvenal um Personagem de Fibra.

Juvenal Teles (1)Em 2013, incomodado com uma sensação que lhe perseguia durante a corrida, Juvenal decidiu procurar um médico. Ele achava seu catarro muito espesso e a tosse dificultava seu progresso nas corridas mais longas. Juvenal procurou um pneumologista que, apesar da idade e do sintoma quase exclusivo (Juvenal não apresenta nenhum outro sintoma da doença além do problema respiratório e diz que sempre gozou de boa saúde), pediu um teste do suor. Três testes positivos depois, o diagnóstico: fibrose cística! Sem se assustar e grato por saber o que o incomodava, o Seu Juvenal iniciou o tratamento no hospital Mangabeira em Salvador.

Seu tratamento baseia-se no uso de mucolíticos para fluidificar a secreção e seu treinamento que consiste em corridas diárias de pelo menos uma hora.

No currículo, Juvenal tem provas importantes no cenário brasileiro e internacional: São Silvestre, Buenos Aires (42), Chile, Porto Alegre, 10 Milhas, Ponte. Sua melhor marca foi uma prova de 21km em 2 horas um tempo invejável até para os mais jovens.

Seu Juvenal trabalhou muitos anos no comércio e, hoje, é autônomo.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco