Carnaval e Fibrose Cística: conheça os principais cuidados e caia na folia sem descuidar da saúde

Comunicação IUPV - 27/02/2019 11:36

O carnaval é uma das datas festivas mais esperadas e comemoradas no Brasil, não é verdade? A maioria das pessoas aproveita o feriado para viajar, participar de blocos de rua, festas e se divertir.
E isso não é diferente com as pessoas que têm Fibrose Cística. Todo mundo quer dançar, pular e aproveitar o feriado, mas não podemos esquecer de cuidar da nossa saúde, certo? Por isso, o Unidos pela Vida listou algumas dicas para que você aproveite o carnaval sem se descuidar da saúde. Confira!
Beba muita água!
No carnaval, as festas sempre tem muita música, danças e agito. Tudo isso, somado ao calor que geralmente faz nesta época do ano, exige que os cuidados com a nossa hidratação sejam dobrados. Por isso, tome muita água, bebidas isotônicas e não espere até sentir sede para beber algo. Mantenha-se sempre hidratado e sua diversão estará garantida!
Evite a ingestão de bebidas alcóolicas
Uma forma de evitar a desidratação é cuidar para não exagerar das bebidas alcoólicas e da cafeína, e isso vale para o carnaval e também para o nosso dia a dia. Essas bebidas são consideradas diuréticas e aumentam a perda de líquido no organismo, situação que acelera ainda mais a desidratação.
Cuide da sua alimentação
Em meio a tanta festa e diversão, é possível que você esqueça de se alimentar ou opte por refeições mais rápidas e industrializadas. Quem tem Fibrose Cística perde mais sal no suor do que as outras  pessoas, o que também causa a desidratação. Evite esse problema se alimentando bem e optando, principalmente, por alimentos salgados que podem ajudar a repor o sal perdido. O ideal é sempre consultar seu médico ou nutricionista e definir quais as melhores opções de dieta para você.
Evite locais fechados
A maioria das festas de carnaval são sempre lotadas e essa situação pode trazer riscos para a saúde de quem tem Fibrose Cística, pois as chances de contaminação com germes e bactérias são maiores. Por isso, opte por espaços abertos e com bastante ventilação. Além disso, lembre-se de usar álcool em gel com frequência e lavar as mãos com água e sabão sempre que tiver a oportunidade.
Essas dicas vão ajudar você a curtir muito no carnaval e se divertir. Mas, caso apareça alguma dúvida, não hesite em consultar seu médico para cair na folia com tranquilidade e muita diversão, sem deixar a saúde de lado.
Por Kamila Vintureli
Referências: https://www.cysticfibrosis.ca/wp-content/uploads/2013/09/SummerTipsFor_CF_careE.pdf
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco