Cuidados importantes para manter-se saudável!

Categoria: Entendendo a Fibrose Cística - Postador por: Instituto Unidos pela Vida - Data: 15 de julho de 2013

Faça um plano para se manter saudável:

A maioria das pessoas com fibrose cística pode levar uma vida ativa – dependendo de sua condição clínica atual –  com terapias de rotina e visitas regulares à equipe de cuidados.

Conhecer a Fibrose Cística e ter um plano de tratamento é importante para se manter saudável. Seguir este plano desenvolvido com sua equipe de atendimento (médicos, fisioterapeutas, entre outros profissionais) é fundamental para manter o corpo saudável e ter mais força para lidar com bactérias e infecções. Faça uma tabela com seus remédios e horários para não esquecer de nenhum, marque um “X” quando tomá-los, enfim, encontre a melhor forma de inserir seu tratamento na rotina, não esquecendo de nada!

Evite a propagação de germes

lave maoA fibrose Cística coloca as vias aéreas em risco de infecções pulmonares. Há, no entanto, maneiras eficazes para diminuir o risco. Uma maneira é limitar o contato com fontes conhecidas de germes.

Embora os microorganismos estejam por toda parte e não possam ser evitados, uma das melhores maneiras de evitar “pegar” ou propagar os germes é através de uma eficaz lavagem das mãos, seja com água e sabão ou com gel à base de álcool.

Todos as pessoas com FC devem evitar o contato desnecessário com pessoas que estão resfriadas ou com qualquer outra doença contagiosa, e devem tossir e espirrar sempre em um lenço de papel.

A temporada de gripe, geralmente no inverno,  é a época do ano em que é mais fácil de pegar o vírus da doença. A gripe é considerada altamente contagiosa, pois ela pode se espalhar pelo contato direto, tosse, espirros, ou quando uma pessoa infectada toca uma superfície que outros  também irão tocar, como maçanetas e corrimões.

Converse com seu médico sobre a vacina de gripe!

Preste atenção ao que você come!

alimentação-saudável-e-amiga-do-ambienteUm fator importante para manter-se saudável é uma boa nutrição. E isto vale para todas as pessoas, mesmo as que não tem Fibrose Cística. Em alguns casos de pessoas com FC, há uma dificuldade na absorção das enzimas, e este problema é tratado com suplementos de enzimas pancreáticas, vitaminas e uma dieta rica em gordura, que é vital para o crescimento e desenvolvimento das crianças, e oferece aos adultos uma maneira de manter uma boa saúde.

Nutrição e saúde do pulmão estão intimamente ligados. As pessoas com Fibrose Cística podem precisar calorias extras para compensar a má absorção de nutrientes. Essas calorias a mais também ajudam a disponibilizar a energia necessária para a respiração.

Lembre-se de ter uma alimentação colorida para aumentar a quantidade de antioxidantes. Vale, por exemplo, ter sempre na geladeira cenoura cortada e pronta pra comer, dobrar a quantidade de vegetais na refeição, deixar frutas à vista para lembrar-se de comê-las, adicionar legumes e vegetais à pizza ou lasanha e colocar tomate e salada no sanduíche.

Diabetes relacionado à fibrose cística – Cuidado com o açúcar!

À medida que as pessoas com Fibrose Cística envelhecem, o risco de desenvolver diabetes aumenta. Com FC, frequentemente ocorrem “cicatrizes” no pâncreas, que é o órgão responsável por produz insulina para o corpo. Estas “cicatrizes” às vezes impedem a insulina de entrar no sangue, podendo levar ao diabetes. De forma geral, os médicos solicitam exames de controle anualmente ou semestralmente.

nao fumeSaúde Pulmonar – Obrigado por não fumar!

Alguns fatores ambientais na vida diária podem prejudicar a saúde do pulmão, como poluição e “fumo passivo” (quando você fica próximo à alguém que está fumando). O “fumo passivo” é bastante prejudicial, em especial para pessoas com Fibrose Cística. Manter as vias aéreas saudáveis significa não fumar e também manter o ambiente livre do cheiro de cigarro.

Nebulizadores – Limpando as Vias Aéreas:

As drogas inaladas atingem mais facilmente as vias respiratórias, e por isto são bastante comuns no tratamento da Fibrose Cística. Tratamentos inalatórios podem ser administrados por aerossol, um tratamento de vapor feitos de medicamentos líquidos. Neste caso, o medicamento entra em um copo (nebulizador) que está ligado a um compressor de ar de pequeno porte. O compressor sopra ar através do copo e faz uma névoa. Pacientes com Fibrose Cística inalam as partículas pequenas na névoa através de uma máscara ou um bocal por vários minutos, e este procedimento ajuda a limpar o muco.

Todos os medicamentos, incluindo as inalações, devem ser receitados pelo médico que acompanha o paciente.

DSC_1033_4Saúde Pulmonar – Exercício Físico!

O exercício é importante para manter a saúde do pulmão, especialmente para pessoas com FC. Procure se informar sobre o melhor tipo de exercício para você, conciliando o que você gosta com a importância da atividade física! E, aproveite para participar da Equipe de Fibra! Acesse este link e acompanhe as novidades da Equipe de Fibra! http://unidospelavida.org.br/category/equipe-de-fibra/

Fonte: http://www.cff.org/LivingWithCF/StayingHealthy/ (Traduzido com adaptações e complementações)

Tradutora: Talita Crozeta, voluntária de Relações Internacionais do Instituto Unidos pela Vida.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui