Cuidados importantes para manter-se saudável!

Instituto Unidos pela Vida - 15/07/2013 11:03

Faça um plano para se manter saudável:
A maioria das pessoas com fibrose cística pode levar uma vida ativa – dependendo de sua condição clínica atual –  com terapias de rotina e visitas regulares à equipe de cuidados.
Conhecer a Fibrose Cística e ter um plano de tratamento é importante para se manter saudável. Seguir este plano desenvolvido com sua equipe de atendimento (médicos, fisioterapeutas, entre outros profissionais) é fundamental para manter o corpo saudável e ter mais força para lidar com bactérias e infecções. Faça uma tabela com seus remédios e horários para não esquecer de nenhum, marque um “X” quando tomá-los, enfim, encontre a melhor forma de inserir seu tratamento na rotina, não esquecendo de nada!
Evite a propagação de germes
lave maoA fibrose Cística coloca as vias aéreas em risco de infecções pulmonares. Há, no entanto, maneiras eficazes para diminuir o risco. Uma maneira é limitar o contato com fontes conhecidas de germes.
Embora os microorganismos estejam por toda parte e não possam ser evitados, uma das melhores maneiras de evitar “pegar” ou propagar os germes é através de uma eficaz lavagem das mãos, seja com água e sabão ou com gel à base de álcool.
Todos as pessoas com FC devem evitar o contato desnecessário com pessoas que estão resfriadas ou com qualquer outra doença contagiosa, e devem tossir e espirrar sempre em um lenço de papel.
A temporada de gripe, geralmente no inverno,  é a época do ano em que é mais fácil de pegar o vírus da doença. A gripe é considerada altamente contagiosa, pois ela pode se espalhar pelo contato direto, tosse, espirros, ou quando uma pessoa infectada toca uma superfície que outros  também irão tocar, como maçanetas e corrimões.
Converse com seu médico sobre a vacina de gripe!
Preste atenção ao que você come!
alimentação-saudável-e-amiga-do-ambienteUm fator importante para manter-se saudável é uma boa nutrição. E isto vale para todas as pessoas, mesmo as que não tem Fibrose Cística. Em alguns casos de pessoas com FC, há uma dificuldade na absorção das enzimas, e este problema é tratado com suplementos de enzimas pancreáticas, vitaminas e uma dieta rica em gordura, que é vital para o crescimento e desenvolvimento das crianças, e oferece aos adultos uma maneira de manter uma boa saúde.
Nutrição e saúde do pulmão estão intimamente ligados. As pessoas com Fibrose Cística podem precisar calorias extras para compensar a má absorção de nutrientes. Essas calorias a mais também ajudam a disponibilizar a energia necessária para a respiração.
Lembre-se de ter uma alimentação colorida para aumentar a quantidade de antioxidantes. Vale, por exemplo, ter sempre na geladeira cenoura cortada e pronta pra comer, dobrar a quantidade de vegetais na refeição, deixar frutas à vista para lembrar-se de comê-las, adicionar legumes e vegetais à pizza ou lasanha e colocar tomate e salada no sanduíche.

  • Enzimas Pancreáticas: Quase todas as pessoas com Fibrose Cística precisam tomar enzimas pancreáticas junto com as refeições e lanches. Tomadas por via oral, as enzimas  trabalham no intestino para ajudar a digerir os alimentos para que possam ser absorvidos pelo corpo. Nunca tome, aumente ou diminua a quantidade de enzimas sem o conhecimento do seu médico ou nutricionista. Quando sentir desconfortos, converse com a equipe que te atende!
  • Vitaminas e Minerais: A maioria das pessoas com Fibrose Cística não absorve gorduras corretamente. Desta forma, as vitaminas que são “lipossolúveis” ou “solúveis em gordura”, não são corretamente absorvidas. Essas vitaminas são as vitaminas A, D, E e K. As pessoas com FC geralmente tomam estas vitaminas diariamente através de suplementos vitamínicos. Minerais como cálcio, ferro, cloreto de sódio e zinco, também são essenciais para manter a boa saúde através da nutrição. Certos alimentos são boas fontes destes minerais, mas eles também estão disponíveis como suplementos.

Diabetes relacionado à fibrose cística – Cuidado com o açúcar!
À medida que as pessoas com Fibrose Cística envelhecem, o risco de desenvolver diabetes aumenta. Com FC, frequentemente ocorrem “cicatrizes” no pâncreas, que é o órgão responsável por produz insulina para o corpo. Estas “cicatrizes” às vezes impedem a insulina de entrar no sangue, podendo levar ao diabetes. De forma geral, os médicos solicitam exames de controle anualmente ou semestralmente.
nao fumeSaúde Pulmonar – Obrigado por não fumar!
Alguns fatores ambientais na vida diária podem prejudicar a saúde do pulmão, como poluição e “fumo passivo” (quando você fica próximo à alguém que está fumando). O “fumo passivo” é bastante prejudicial, em especial para pessoas com Fibrose Cística. Manter as vias aéreas saudáveis significa não fumar e também manter o ambiente livre do cheiro de cigarro.
Nebulizadores – Limpando as Vias Aéreas:
As drogas inaladas atingem mais facilmente as vias respiratórias, e por isto são bastante comuns no tratamento da Fibrose Cística. Tratamentos inalatórios podem ser administrados por aerossol, um tratamento de vapor feitos de medicamentos líquidos. Neste caso, o medicamento entra em um copo (nebulizador) que está ligado a um compressor de ar de pequeno porte. O compressor sopra ar através do copo e faz uma névoa. Pacientes com Fibrose Cística inalam as partículas pequenas na névoa através de uma máscara ou um bocal por vários minutos, e este procedimento ajuda a limpar o muco.
Todos os medicamentos, incluindo as inalações, devem ser receitados pelo médico que acompanha o paciente.
DSC_1033_4Saúde Pulmonar – Exercício Físico!
O exercício é importante para manter a saúde do pulmão, especialmente para pessoas com FC. Procure se informar sobre o melhor tipo de exercício para você, conciliando o que você gosta com a importância da atividade física! E, aproveite para participar da Equipe de Fibra! Acesse este link e acompanhe as novidades da Equipe de Fibra! https://unidospelavida.org.br/category/equipe-de-fibra/
Fonte: http://www.cff.org/LivingWithCF/StayingHealthy/ (Traduzido com adaptações e complementações)
Tradutora: Talita Crozeta, voluntária de Relações Internacionais do Instituto Unidos pela Vida.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco