8 dicas de cuidados no inverno para quem tem Fibrose Cística

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 06 de junho de 2019

Dias mais curtos? Noites mais frias? Gramados com gelo ao amanhecer? Essas são características que confirmam: o inverno chegou! Nesse estação do ano é importante que os cuidados com a saúde sejam redobrados, especialmente pelas pessoas com Fibrose Cística, para evitar infecções e outros problemas.

Para isso, o Unidos pela Vida preparou uma lista com 8 dicas para se manter o mais saudável possível durante o período do inverno.

Cuide com os germes – Por causa do vento frio e gelado, característico do inverno, é comum que as pessoas queiram deixar os locais com as janelas fechadas. Porém, é importante que os ambientes permaneçam arejados e com o ar sendo renovado constantemente. Essa é uma medida essencial para evitar a contaminação por germes e se manter longe de gripes e resfriados.

Tome suas vacinas contra gripe – Todos os anos, o Ministério da Saúde realiza campanhas de vacinação contra o vírus Influenza, causador da famosa gripe do inverno. Tomar a vacina é uma maneira de reforçar seus anticorpos e se manter protegido. Você pode tomar a sua indo até a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima da sua casa!

Realize seus tratamentos – Nesse período é muito comum termos preguiça de fazer qualquer coisa, incluindo os tratamentos da FC. Porém, a adesão ao tratamento é fundamental para evitar pioras no quadro clínico e infecções pulmonares, causadas por bactérias e outros germes.

Continue os exercícios físicos – Embora o frio faça com que a maioria das pessoas não se exercite porque parece exigir um esforço ainda maior, ainda é recomendado realizar a prática de atividades físicas. O exercício ajuda a melhorar os pulmões, não importa a época do ano. Se você não quiser ir para a academia ou à locais ao ar livre, tente encontrar algo que você possa fazer em casa. Além disso, o bônus do exercício é que você ajuda a se manter aquecido nos dias frios!

Faça passeios ao ar livre – Encontre coisas para fazer ao ar livre e aproveitar os dias ensolarados fora de casa! A falta de vitamina D, especialmente no inverno, pode causar alguns problemas de saúde e, por isso, pegar o sol do inverno faz muito bem. Agasalhe-se bem, vá para locais arejados, como parques ou praças, e aproveite o sol e o ar fresco.

Alimente-se bem – Em todas as estações, manter uma boa alimentação é importante para continuar saudável! No inverno, a alimentação ajuda também a aumentar a resistência do corpo humano, garantindo a ação do sistema imunológico contra os germes. Mas não basta comer comidas gordurosas e pouco nutritivas, por isso, tente manter seu prato colorido e inclua pequenos lanches durante o dia, como frutas e comidas saudáveis.  

Hidrate-se – Quando está frio é comum não querermos ingerir bebidas frias e, com isso, acabamos nos esquecendo de nos hidratar. Mas, assim como no verão, é importante que as pessoas com FC bebam grandes quantidades de água ou outros líquidos. Uma ótima dica para esse período é beber chás quentes!

Tenha momentos de descanso e relaxe! – Quando puder, também aproveite os dias frios para ficar em casa, com as pessoas que você gosta, em volta de um cobertor, lendo um livro ou assistindo à sua série ou filme favorito! Esses momentos são importantes, pois são oportunidades para descansar e relaxar, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a resistência do sistema imunológico, além de promover a qualidade de vida!

Referências:

EVANS, E. How to survive winter with cystic fibrosis. Cystic Fibrosis Lifestyle Foundation. Disponível em: https://www.cflf.org/blog/how-survive-winter-cystic-fibrosis.

SMITH, P. Wintertime with CF. Cystic Fibrosis Trust. Disponível em: https://www.cysticfibrosis.org.uk/news/wintertime-with-cf.

Tradução: Julianna Rodrigues Beltrão, acadêmica do 9º período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); presidente da Liga Acadêmica de Humanização do Cuidado em Saúde (LAHCS); estagiária de Psicologia do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui