Depoimento Ane Mocellin – Respirar Esperança

Categoria: Depoimentos - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 17 de julho de 2018

Aos 11 meses de vida, Ane Tomazi Mocellin Gensas, gaúcha de Porto Alegre, foi diagnosticada com Fibrose Cística por meio do Teste do Suor. Ane tinha muito refluxo, situação que a deixava desnutrida e tornava difícil a missão de ganhar peso. Além disso, o suor mais salgado que o normal e as seguidas pneumonias também foram sintomas que indicaram a presença da doença.

Desde o diagnóstico, a rotina de Ane é sempre a mesma: faz fisioterapia respiratória duas vezes ao dia, realiza caminhadas sempre que pode e participa de um grupo de voluntariado. “Hoje meu peso é ótimo, até um pouco acima do que deveria e minha rotina é normal dentro dos limites que a Fibrose Cística me proporciona. Não fico internada há 12 anos!”.

Hoje com 28 anos, Ane afirma que o voluntariado no grupo Saúde Criança é algo que tem ajudado muito. Nesse grupo, ela ajuda na parte de recreação educativa e convive com crianças de diversas idades. “Vou lá uma vez por semana e me ajuda muito. Consigo doar meu tempo e também meu carinho para diversas pessoas que necessitam de verdade”.

Blog Respirar Esperança

Ane sempre sentiu a necessidade de se expressar e compartilhar seu dia a dia e pensamentos. Ela aliou isso com o seu gosto por escrever e resolveu fazer o blog Respirar Esperança. Para realizar esse projeto, ela contou com a ajuda do seu primo, publicitário, e também da sua terapeuta, que lhe deu apoio total.

“Nesse espaço eu quero compartilhar minhas experiências de vida, tanto as que envolvem a Fibrose Cística, quanto as que não envolvem. Por ter a doença, já vi e ouvi muitas coisas que, na hora, representavam o fim do mundo. Hoje, vejo que tudo isso fez parte do meu crescimento como pessoa. Caso eu compartilhe essas experiências, alguém se identifique e veja que é possível superar, já me dou por satisfeita”.

Para Ane, acreditar é fundamental! “Acreditar em nós mesmos é o ínicio de uma vida muito melhor. É preciso acreditar que somos capazes de ser feliz e de lutar pela nossa saúde. Muitas vezes, essa luta será difícil, mas não temos outra opção a não ser lutar. Então, faremos isso”.

Além do blog, você também pode acompanhar os relatos da Ane Mocellin em sua página no Facebook e em seu perfil no Instagram!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui