Depoimento Ane Mocellin – Respirar Esperança

Comunicação IUPV - 17/07/2018 09:08

Aos 11 meses de vida, Ane Tomazi Mocellin Gensas, gaúcha de Porto Alegre, foi diagnosticada com Fibrose Cística por meio do Teste do Suor. Ane tinha muito refluxo, situação que a deixava desnutrida e tornava difícil a missão de ganhar peso. Além disso, o suor mais salgado que o normal e as seguidas pneumonias também foram sintomas que indicaram a presença da doença.
Desde o diagnóstico, a rotina de Ane é sempre a mesma: faz fisioterapia respiratória duas vezes ao dia, realiza caminhadas sempre que pode e participa de um grupo de voluntariado. “Hoje meu peso é ótimo, até um pouco acima do que deveria e minha rotina é normal dentro dos limites que a Fibrose Cística me proporciona. Não fico internada há 12 anos!”.
Hoje com 28 anos, Ane afirma que o voluntariado no grupo Saúde Criança é algo que tem ajudado muito. Nesse grupo, ela ajuda na parte de recreação educativa e convive com crianças de diversas idades. “Vou lá uma vez por semana e me ajuda muito. Consigo doar meu tempo e também meu carinho para diversas pessoas que necessitam de verdade”.
Blog Respirar Esperança
Ane sempre sentiu a necessidade de se expressar e compartilhar seu dia a dia e pensamentos. Ela aliou isso com o seu gosto por escrever e resolveu fazer o blog Respirar Esperança. Para realizar esse projeto, ela contou com a ajuda do seu primo, publicitário, e também da sua terapeuta, que lhe deu apoio total.
“Nesse espaço eu quero compartilhar minhas experiências de vida, tanto as que envolvem a Fibrose Cística, quanto as que não envolvem. Por ter a doença, já vi e ouvi muitas coisas que, na hora, representavam o fim do mundo. Hoje, vejo que tudo isso fez parte do meu crescimento como pessoa. Caso eu compartilhe essas experiências, alguém se identifique e veja que é possível superar, já me dou por satisfeita”.
Para Ane, acreditar é fundamental! “Acreditar em nós mesmos é o ínicio de uma vida muito melhor. É preciso acreditar que somos capazes de ser feliz e de lutar pela nossa saúde. Muitas vezes, essa luta será difícil, mas não temos outra opção a não ser lutar. Então, faremos isso”.
Além do blog, você também pode acompanhar os relatos da Ane Mocellin em sua página no Facebook e em seu perfil no Instagram!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco