Depoimento | Tia Nelsinha da Silva

Instituto Unidos pela Vida - 12/11/2014 10:29

Nelsinha2

“Quando a Nati nasceu no dia 17/03/2012, nos supreendemos pois ela não fez cocô. No hospital, ninguém tinha conhecimento sobre a Fibrose Cística – então eles acharam que fosse algo normal. Se passaram quatro dias e nada.Voltamos ao hospital e médico pediu alguns exames (Ecografia abdominal e RX) e o pediatra (que também é radiologista) identificou uma obstrução intestinal não especificada e nos disse que a Nati precisaria fazer uma cirugia.

A equipe do Dr. Marcelo Saldanha com muito esforço e dedicação conseguiu uma vaga pra ela no Hospital Conceição (Esteio/RS) e no dia 22/04/2012 fez a cirugia de íleo meconial, ficando cinco dias em jejum absoluto. Essa foi a primeira internação da Nati, ficando na UTI durante 19 dias e fazendo diversos exames – entre eles o Teste do Pezinho Plus.

Para nossa surpresa veio com alteração para Fibrose Cística. Por vários meses seguimos fazendo acompanhamento com Pediatras, Pneumologistas, Equipe Cirúgica e Geneticista e depois de um tempo, conseguimos uma consulta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é centro de referência em FC. A pneumologista Letícia Machado pediu a internação da nossa princesa para uma bateria de exames, entre eles o exame genético e o teste do suor. Tivemos então a confirmação pelo teste do suor que a Nati tem FC e pela 2ª vez ficou internada por mais 30 dias.

Com alta do hospital, iniciamos o tratamento 1/2 cápsula de creon 10.000 antes de cada refeição/mamada, polivitaminico, nebulização e fisioterapia respiratória 2x ao dia. Um ano depois, em 2013, veio a 3° internação  também com pseudomonas e com cepacia: 14 dias de internação, mais exames, mais antibioticos e na alta mais remédios. Dois meses depois veio a 4° internação, agora com suspeita de tuberculose. Então vieram novamente os exames, sendo diagnosticado a tuberculose, mais 15 dias de internação. 

Hoje nossa princesa tem dois aninhos, mas estamos esperançosos que tudo vai dar certo. Ela é maravilhosa! Um encanto! Muito esperta e basntante sapeca. Ela segue o tratamento tomando as enzimas, o ursacol, os remedinhos da tuberculose (até dezembro), o clenil, as nebu e fisio 2x ao dia, sendo que 3x na semana ela faz na clínica. No mais, a Nati tem uma vida normal como qualquer criança.”

Depoimento enviado para a equipe do Instituto Unidos pela Vida por e-mail por Nelsinha Aparecida Bica da Silva. Este relato tem cunho informativo. Não pretende, em momento algum, substituir ou inferir em quaisquer condutas médicas. Em caso de dúvidas, consulte sua equipe multidisciplinar.

Fale conosco