27 de agosto é o Dia do Psicólogo – Conheça a atuação desse profissional no tratamento de quem tem Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 25/08/2019 10:12

O dia 27 de agosto marca a passagem do Dia do Psicólogo, profissional extremamente importante para o tratamento da Fibrose Cística. Ser diagnosticado com a doença e conviver com ela pode trazer diferentes emoções, envolvendo aspectos psicológicos que podem resultar em mudanças nas relações e na rotina de quem foi diagnosticado e também para as pessoas ao seu redor.
Por conta disso, o Psicólogo, que faz parte da equipe multidisciplinar de tratamento da Fibrose Cística, tem um papel fundamental para que a pessoa diagnosticada e seus familiares consigam conviver e lidar melhor com a doença, entendo melhor todos os impactos que a Fibrose Cística pode trazer para a rotina familiar e também como lidar com eles.
É o Psicólogo que dá acolhimento, suporte e possibilita um espaço de conversa e de segurança para a expressão de sentimentos e entendimento da realidade para quem realiza o acompanhamento. Este acolhimento e escuta ajudam n redução de dificuldades e sentimos ruins que podem surgir com o tempo, melhorando a qualidade de vida da pessoa com Fibrose Cística e também dos seus familiares.
Família
Engana-se quem pensa que apenas quem foi diagnosticado com Fibrose Cística precisa realizar acompanhamento com um profissional da área da Psicologia. Familiares e pessoas que convivem ao seu redor também podem precisar de suporte e cuidados psicológicos. Isso acontece pois esses indivíduos são frequentemente afetados, direta ou indiretamente, pelas várias situações que envolvem a rotina de alguém com a doença.
A Angelita Wisnieski da Silva é Psicóloga em um Ambulatório Multiprofissional de Fibrose Cística e afirma que trabalhar com as pessoas diagnosticadas com a doença e seus familiares é um grande desafio e também um privilégio.
“Todas as dificuldades que os profissionais da área da saúde encaram frente a uma doença crônica são compensados pelo aprendizado conquistado em todo esse processo. Para mim, o mais bonito no trabalho do Psicólogo é a oportunidade de conhecer meus pacientes de maneira profunda, vendo crescer uma relação de confiança e carinho. Poder ouvir é estar em um lugar privilegiado de acolhida e ajuda, contribuindo para a busca de sentido para aquilo que cada um vive, pensa, sente e que, muitas vezes, é tão íntimo que não seria dito para mais ninguém”, ressaltou Angelita.
É sempre importante lembrar que o fato de você realizar um acompanhamento psicológico não significa que há algo de errado com você ou com as pessoas ao seu redor. Esse tipo de cuidado é apenas uma maneira de facilitar o entendimento sobre o convívio com a doença e sobre seus sentimentos, comportamentos e vontades, podendo resultar em autoconhecimento e crescimento pessoal. O importante é sempre cuidar do seu corpo e da sua saúde, sem esquecer da mente.
Por Kamila Vintureli
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco