Diretrizes de Nutrição são apresentadas no VII Congresso Brasileiro de Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 20/05/2019 12:54

No VII Congresso Brasileiro de Fibrose Cística, evento realizado em Campinas/SP entre 01 e 04 de maio de 2019, as Diretrizes de Nutrição para Fibrose Cística foram apresentadas para os profissionais da saúde, familiares e membros de associação presentes no Congresso.
A ideia de produção das Diretrizes surgiu no Congresso Brasileiro de Fibrose Cística de Curitiba, em 2017. Durante as atividades do evento, nutricionistas responsáveis por centros de todo o Brasil se reuniram e concluíram que a criação deste material seria extremamente importante, principalmente porque nunca havia sido criada uma diretriz de nutrição e Fibrose Cística que abordasse a temática de maneira mais ampla, levando em consideração seus pontos mais específicos para auxiliar profissionais de todo o Brasil.
A apresentação das Diretrizes de Nutrição para Fibrose Cística durante o VII Congresso Brasileiro de Fibrose Cística foi feita pela nutricionista do Instituto da Criança, Lenycia Neri, que é especialista em Fibrose Cística.
De acordo com a nutricionista doutora *Juliana Mauri, uma das profissionais que fez parte da criação das Diretrizes, a recepção do material durante a apresentação no Congresso foi a melhor possível.
“O público foi bem receptivo e agora querem saber quando vamos publicar. Estão muito interessados e nós também não vemos a hora de lançar o material. Sendo bem otimista, esperamos disponibilizar o mais breve possível, quem sabe ainda esse semestre. A princípio, estamos tentando publicar em uma revista científica”, disse Juliana.
Juliana ainda explica que o material foi feito por especialistas de todo Brasil, que dividiram as diretrizes em tópicos, depois em temas para, então, convidar outros autores interessados. Cada coordenador escreveu sua parte, sem perder a comunicação com os outros coautores. Em 2018, para finalizar, uma reunião presencial com os coordenadores foi realizada.
“O público-alvo das Diretrizes são os profissionais da saúde, que poderão ter uma visão geral e com evidência científica sobre a abordagem nutricional no paciente portador de Fibrose Cística. O material é bem fácil de ler e está bem prático, pois são perguntas e respostas. As questões foram escritas por nutricionistas, mas também tivemos o auxílio de alguns colegas médicos. Com tudo isso, conseguimos abordar vários temas de Nutrição na Fibrose Cística, como avaliação nutricional, recomendações nutricionais, suporte e intervenção nutricional. Também contamos com o suporte de alguns colegas gastroenterologistas, que escreveram a parte de reposição enzimática e manifestações gastrointestinais.
Nutrição e Fibrose Cística
Para a nutricionista doutora Juliana Mauri, a importância da Nutrição na Fibrose Cística já é algo bem estabelecido e a relação da nutrição com a função pulmonar está muito bem documentada na literatura.
“Essa relação melhora o estado nutricional, estabiliza o quadro pulmonar, quebra o ciclo desnutrição/infecção e promove melhor qualidade de vida. Eu estou no ambulatório de Fibrose Cística da Unifesp desde 2003 e pude acompanhar a evolução. Estive no primeiro Congresso Brasileiro de Fibrose Cística, que aconteceu em São Paulo, e pude ver a evolução dentro do cenário, principalmente de nutrição, que é a minha área. Em 2017 nos reunimos com os nutricionistas de todo Brasil, momento em que a ideia das Diretrizes surgiu, e decidimos trocar experiências, materiais e nos manter atualizados. Mas foi no Congresso de 2019, em Campinas, que vimos o quanto nosso grupo aumentou, está forte e cheio de ideias para auxiliar cada vez mais nossos pacientes”, ressaltou.
“Gostaria de agradecer imensamente pelo convite de falar sobre as Diretrizes para o Unidos pela Vida, mas aqui nesta entrevista estou representando todos os meus colegas que contribuíram para escrever ”, finalizou Juliana.
*Juliana Mauri é Nutricionista Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Nutrição Infantil pela Universidade Federal de São Paulo e pós Graduada em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parenteral.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco