Equipe de Fibra no Circuito Rio Antigo

Instituto Unidos pela Vida - 11/12/2012 18:25

Por Cristiano Silveira, Coordenador da Equipe de Fibra
A manhã de domingo estava um pouco mais fresca que os dias anteriores quando os termômetros marcaram até 40°C no Rio de Janeiro. As nuvens garantiam um clima mais ameno, mas ainda assim abafado. Meia hora antes da largada, encontro na tenda da Up Sports em frente à Biblioteca Nacional. Cenário diferente para um público habituado a correr pela orla ou no Aterro do Flamengo, o centro do Rio também tem seus encantos. São prédios imponentes e ruas hora largas habituadas ao transito de uma grande metrópole, hora estreitas e ainda ornamentadas pelo casario do século passado.
Números no peito, chip no pé, alongamento, aquecimento… todos prontos para largada misturados aos outros 6 mil atletas.
A mineira Thaise Oliveira de 25 anos correu lado a lado com a professora Marise Amaral (45). Duas semanas antes, elas já tinham feito juntas o Circuito Vênus. Como havia prometido, Thaise foi disposta a melhorar sua marca e conseguiu. Fez o percurso em 34’30”. Já perto da chegada, sentiu-se mal com o calor e pensou em parar, mas Marise estava lá e a fez continuar pegando-a pela mão e garantindo uma das imagens mais emocionantes do dia. A foto da chegada, registrada pela nossa amiga Sara Grassi, dá uma pequena ideia desse esforço. Esforço recompensado pela enorme satisfação de ter conseguido alcançar mais essa meta. Thaise tem fibrose cística e passou a correr depois de ler a história de Thamiris Sabas, outra atleta de fibra que faz parte do grupo. Marise, que é mãe de um menino de oito anos com a doença, corre desde o início do ano com o marido Cristiano que formou a Equipe de Fibra para divulgar os benefícios da atividade física para as pessoas com FC.
O grupo foi reforçado pelas funcionárias da associação carioca de fibrose cística, ACAM-RJ. Destaque para Alcione Cipriano da Cruz, estagiária de serviço social de 35 anos que completou a prova com o melhor tempo entre as meninas (32’19”). Entre os pais, o destaque foi para o estreante Marcus Alexandre, administrador de 33 anos que terminou os 5Km em 27’33”. Marcos, que detestava correr, ingressou no time há pouco mais de um mês e já fez bonito.
Para os mais experientes, o desafio dos 10Km passando pela Perimetral com destaque para o advogado Rafael Grassi de 47 anos que completou o percurso em 52’16”, seu melhor tempo. Rafael é um dos vários amigos da equipe que participa pelo simples prazer de ajudar a nossa causa. No feminino, a Dra. Tania Folescu, pneumologista conhecida de muitos apenas pelas consultas, terminou a prova em 59’10”. Tania que já havia participado da primeira prova da equipe, ainda em 2011, adorou a experiência e elogiou muito a iniciativa de reunir amigos, pais, profissionais e pessoas com fibrose cística através da corrida.
Correndo ou caminhando todos os 27 atletas de fibra completaram a prova com um sorriso no rosto.
A Equipe de fibra tem ainda dois compromissos esse ano. Na Corrida do Comércio, que acontece neste domingo em Niterói, o farmacêutico de Lage do Muriaé, Gustavo Pinho da Silva de 31 anos vai estrear na equipe. Gustavo contou na última reunião da ACAM que só descobriu a FC quando já tinha 10 anos de idade e que sempre apostou no esporte como forma de driblar as dificuldades impostas pela doença. Gustavo que já pratica futevôlei, agora promete também correr para levar o nome da Equipe de Fibra mais longe.
Na São Silvestre que acontece em São Paulo no último dia do ano, vamos celebrar as conquistas do nosso projeto.
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco