Exercite-se e faça parte da nossa Equipe de Fibra!

Categoria: Equipe de Fibra - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 05 de dezembro de 2018

Praticar exercícios físicos regularmente é um fator essencial para o tratamento das pessoas com Fibrose Cística. Além de melhorar a função pulmonar, a prática esportiva previne a perda de massa óssea, ajuda na desobstrução das vias aéreas e aumenta o ganho de força e resistência de quem tem a doença.

Tudo isso significa que optar pela prática de alguma atividade física, aliando isso com uma boa alimentação, faz com que a pessoa com Fibrose Cística tenha um estilo de vida mais saudável, mais disposição para realizar as atividades do dia a dia e se torne uma pessoa mais ativa.

Escolha o que gosta!

Muitas pessoas com Fibrose Cística escolhem praticar vários tipos de atividades físicas, como corrida, ciclismo e musculação. Independente da modalidade, o importante é optar pelo exercício que lhe trará satisfação durante a prática. Isso aumentará a motivação para fazer a atividade de maneira regular e, consequentemente, elevará o bem estar e qualidade de vida do praticante.

Vale lembrar que é importante ter atenção ao gasto de energia do corpo durante o exercício. Antes de escolher a modalidade ideal para você, é fundamental que se realize uma avaliação em relação a quantidade de calorias que serão queimadas durante a atividade. Assim, fica mais fácil garantir que elas serão repostas após o treino.

Equipe de Fibra

Ao escolher inserir a prática regular de atividades físicas para auxiliar no tratamento da Fibrose Cística, você já estará fazendo parte da nossa Equipe de Fibra! Um dos projetos do programa de incentivo à atividade física do Unidos Pela Vida, a Equipe de Fibra é um busca incentivar a prática de exercícios físicos pelas pessoas com Fibrose Cística e seus familiares. E se você ainda quiser vestir a camisa da nossa Equipe, basta encomendar a sua em nossa loja virtual clicando aqui!

Alguns dos nossos atletas começaram a prática esportiva sem nenhuma pretensão que não fosse melhorar a adesão ao tratamento da doença e ser mais saudável. Agora, eles vivem momentos e conquistas que nunca imaginaram que alcançariam um dia.

É o caso do Alan Phillipsen, da Andressa Batistão e do Gabriel Ciochetta. Em outubro de 2018 eles participaram dos IX Jogos Latino-americanos para Transplantados em Salta, na Argentina e fizeram parte do Time Brasil para Atletas Transplantados, conquistando medalhas e superando obstáculos que antes de iniciarem a prática de atividades físicas pareciam impossíveis de serem superados.

Muitas pessoas com Fibrose Cística também representam a Equipe de Fibra em corridas de rua, caminhadas e pedaladas pelo Brasil inteiro. Mas não importa se seu objetivo é participar de eventos esportivos e competições ou praticar o exercício apenas de forma amadora. O essencial é que você escolha uma modalidade e comece a praticá-la de maneira regular, melhorando sua adesão ao tratamento da Fibrose Cística e, consequentemente, sua qualidade de vida!

Conheça outros exemplos aqui:

Verônica Stasiak Bednarczuk – Diagnosticada com FC aos 23 anos, praticante de Crossfit.

Thamiris Sabas – Diagnosticada com FC aos 9 meses, professora de educação física, pratica corrida.

Pedro Silveira – Diagnosticado com FC logo que nasceu, pratica corrida de rua.

E se você tem Fibrose Cística e pratica atividades físicas, compartilhe com a gente! Mande seu relato para [email protected] e nos conte qual modalidade você escolheu e qual o impacto dos exercícios físicos no seu dia a dia! Vamos amar conhecer um pouco mais sobre seu dia a dia!

Referências:

http://clinicafq-ceprep.blogspot.com/2012/05/ejercicio-en-ninos-y-ninas-con-fibrosis.html?m=1

https://www.chef4cf.com/nutrition-guide/exercise.html

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui