Estudo investiga a relação entre aderência ao tratamento enzimático e depressão dos pais de crianças com FC

Instituto Unidos pela Vida - 15/02/2016 21:15

depressaoUm estudo recente publicado no jornal Pedriatrics mostrou que a depressão em pais de crianças que têm FC impacta negativamente na hora de os pequenos aderirem ao tratamento com suplementos enzimáticos.

Diversos estudos comprovam que uma boa nutrição é importante para aumentar a função pulmonar de pessoas com FC. As crianças que têm Fibrose Cística, especificamente, precisam de mais energia do que as que não têm. As que apresentam insuficiência pancreática também devem tomar enzimas antes de cada refeição ou lanche. Mas, pesquisas demonstraram que nem todas as pessoas que precisam aderem adequadamente à esse tratamento.

Estudos mostram que no máximo 28% dos pais de crianças com FC seguem as recomendações alimentares prescritas pelos médicos e apenas 46% aderem ao tratamento com as enzimas.

Existiam algumas suposições e teorias de que a taxa de depressão entre os pais de crianças com FC poderia influenciar negativamente a aderência ao tratamento, mas poucos estudos haviam investigado essa conexão.

Essa nova pesquisa publicada no Pediatrics examinou se de fato existe uma correlação entre os sintomas depressivos dos pais e a adesão ao tratamento enzimático, e se isso poderia afetar os resultados de saúde a curto prazo. Para chegar nos resultados, os pesquisadores acompanharam 83 crianças com Fibrose Cística por três meses, e os possíveis sintomas depressivos dos seus pais.

enzimasO time observou que 30% dos pais tinham depressão clínica, e que 18% sofriam com sintomas e depressão moderada.
Observou-se que os pais que apresentavam depressão moderada tinham crianças tomando enzimas em quantidades 5,2 vezes menores comparadas com crianças que tinham pais sem depressão.

O estudo sugere que, a partir do momento que os pais começarem a tratar a depressão com acompanhamento médico, a aderência das crianças no tratamento pode ser mais efetiva.

Se você for pai de uma criança com Fibrose Cística e estiver com alguns dos seguintes sintomas, procure a ajuda de um médico ou psicólogo. Sabemos que os desafios do dia a dia não são fáceis e podem fazer com você fique triste ou deprimido, mas com a ajuda de especialistas é possível sim curar a depressão.

Sintomas da depressão:

– Falta de energia;
– Tristeza generalizada;
– Sentimento de falta de esperança ou de inutilidade;
– Perda de prazer em atividades ou interesses;
– Problemas de concentração;
– Choro incontrolável;
– Problemas em fazer decisões;
– Irritabilidade;
– Dormir excessivamente;
– Problemas em manter o sono;
– Dores inexplicáveis;
– Problemas digestivos;
– Perda de interesse sexual;
– Dores de cabeça;
– Perda de apetite;
– Ganho ou perda de peso excessivos.

Estar deprimido não é motivo de vergonha. Assumir estes sintomas e pedir ajuda é um grande ato de coragem! Converse com seus familiares e amigos, peça ajuda, procure orientação médica e psicológica. Sabemos que cuidar de filhos é uma tarefa árdua, especialmente quando o filho precisa de um acompanhamento intenso, como os que tem Fibrose Cística, no que tange à tratamento, horário de medicação, etc.

Reserve um momento da semana para você, leia um livro, assista à um filme ou simplesmente contemple a natureza ou algo que gosta por alguns instantes. Sentir-se bem é fundamental para cuidar de quem amamos, além de ser um grande sinal de amor próprio!

Fonte: (1) 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco