Estudo aponta que a dose da TREP afeta o ganho de peso em bebês com Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 22/10/2018 14:03

Por STACY GRIEVE, PHD em FIBROSE CÍSTICA, NEWS
As pessoas com fibrose cística (FC) que recebem maiores doses de terapia de reposição de enzimas pancreáticas (TREP) ganham mais peso, conforme demonstrado em recente relatório. A TREP é um comprimido que contém enzimas pancreáticas. Quando tomado com alimentos, pode melhorar a absorção dos nutrientes.
Muitas pessoas com FC lutam para ganhar peso. Isso porque a maioria delas tem insuficiência pancreática exócrina (IPE), o que significa que o pâncreas não produz enzimas suficientes para desmontar os alimentos.
Isso é particularmente complicado para pessoas com FC, porque de acordo com muitos estudos, o crescimento inicial das crianças pode antecipar a função pulmonar e a sobrevida delas. Consequentemente, as pessoas com FC muitas vezes recebem orientação para seguir dietas ricas em gorduras e em proteínas além da TREP, de forma que possam  alcançar o ganho de peso e o crescimento ideais.
Embora seja conhecido que a TREP possa melhorar o ganho de peso, a dose mais adequada para alcançar ganho de peso ideal ainda não está claramente definida.
Agora, no estudo Relationship of Initial Pancreatic Enzyme Replacement Therapy Dose with Weight Gain in Infants with Cystic Fibrosis (Relação da Dose Inicial da TREP com o Ganho de Peso em Crianças com FC), publicado no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition, uma equipe de pesquisa avaliou a relação entre a dose da TREP e o ganho de peso em crianças com FC.
Os pesquisadores avaliaram informações do Registro de Pacientes da CF Foundation. No total, 502 crianças, todas nascidas em 2010, alcançaram os critérios para serem incluídas no estudo.
A equipe analisou duas medidas diferentes de alterações de peso: escore Z peso/idade (ZPI) e percentil peso/altura (PPA). O ZPI é uma maneira de medir o peso de uma criança em relação ao peso da população normal com a mesma idade. O PPA compara crianças de altura ou peso semelhantes.
Os pesquisadores observaram que a dose inicial da TREP estava relacionada com com mudanças positivas no ZPI e no PPA aos dois anos de idade. As crianças que receberam doses mais altas de TREP tenderam a ganhar mais peso.
De acordo com os resultados, uma dose inicial de menos de 1.500 UL/kg/maior refeição (UL: unidades de lipase . A lipase é uma enzima que está presente na TREP) resultou na maior probabilidade de obter melhores valores de ZPI e de PPA.
Esses resultados se mantêm quando foram incluídas na análise apenas as crianças que começaram a receber TREP nos primeiros três meses de vida — o grupo considerado de dose precoce.
“Em conclusão, a dose inicial de TREP mais alta ([maior ou igual a] 1.500 UL/kg/maior refeição) em crianças com FC parece estar associada com um aumento da chance de resultados positivos relacionados ao peso aos dois anos,” de acordo com os pesquisadores.
No entanto, a equipe reconheceu que essa dose é mais alta que a indicada nas diretrizes atuais.
Esse “regime de dose está associado com uma dose diária total de TREP que provavelmente ultrapassará as recomendações atuais das diretrizes”, observaram.
Os pesquisadores acrescentaram que “embora nossas descobertas não possam ser usadas isoladamente para identificar ou recomendar uma dose TREP inicial específica para pessoas com FC, elas sugerem que as recomendações atuais para dosagem inicial da TREP devem ser re-avaliadas e testadas em um estudo clínico prospectivo para analisar tanto a eficácia quanto a segurança.”
 
Fonte: https://cysticfibrosisnewstoday.com/2018/08/02/pert-dose-affects-weight-gain-in-infants-with-cystic-fibrosis-study-finds/
Traduzido por Vera Carvalho, voluntária de tradução para o Instituto Unidos pela Vida. Vera é tradutora profissional com especialidade na área científica (carvalho.vera.carvalho@gmail.com).
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco