Exercícios simples melhoram a função pulmonar de crianças com FC

Instituto Unidos pela Vida - 20/06/2011 11:05

Fonte: Science Daily
Infecções pulmonares frequentes, problemas respiratórios e função pulmonar diminuída são alguns dos sintomas da FC, um distúrbio genético marcado por uma interrupção na capacidade do corpo para o transporte de cloreto de dentro para fora das células que leva ao acúmulo de muco espesso nos pulmões e outros órgãos.
Rotinas rígidas de exercícios de alta intensidade são difíceis de sustentar ao longo do tempo. Por isso, a equipe do Johns Hopkins projeta programas de exercícios que se encaixam facilmente na vida diária de cada paciente. Os pesquisadores pediram a 58 crianças com FC, com idades entre 6 e 16 anos, para descrever a sua rotina diária e preferenciais de atividades físicas. Baseado em suas respostas, os pacientes receberam recomendações de exercícios individuais, incluindo dar um passeio, ter uma aula de dança, jogar basquete na calçada ou jogar com um Wii ™.
Os investigadores compararam a função pulmonar do paciente e a tolerância ao exercício antes e após o programa de dois meses. O teste de tolerância ao exercício consistiu de um teste de caminhadas múltiplas de 10 metros intervalos. Depois de concluir os programas de exercício, os pacientes foram capazes de realizar sete intervalos de 10m a mais, em média, do que eram capazes antes de completar o regime do exercício.
Todas as crianças apresentavam pequeno aumento nos testes de função pulmonar, mas as crianças que aumentaram a sua capacidade de exercício por 10 ou mais intervalos de caminhada mostraram uma melhora ainda mais acentuada (5% ou mais) nos escores de função pulmonar.
Os pacientes também relataram melhora na auto-imagem, dizem os pesquisadores.
Os pacientes com FC têm que seguir um regime complexo de tratamento, incluindo medicação diária, exercícios respiratórios e terapia com equipamentos especiais para ajudar a mobilizar o muco nos pulmões. Embora os benefícios do exercício para saúde global sejam bem conhecidos, muitos pneumologistas têm se esquivado de prescrrever formalmente os exercícios como parte do plano de tratamento, dizem os pesquisadores.
O novo estudo de Johns Hopkins Children’s pode mudar isso. Apesar de preliminares, os resultados sugerem que programas de exercícios moldados para cada paciente podem ser facilmente incorporados no plano de tratamento para pacientes com FC, dizem os pesquisadores.
“O exercício, mesmo quando informal e não estruturado, não só parece melhorar o estado do pulmão em crianças com FC, como beneficiar sua saúde geral, auto-percepção e bem-estar emocional”, disse a investigadora principal a Dra. Shruti Paranjape, uma pneumo pediatra do Johns Hopkins.
 
Tradução: Cristiano Silveira – AGAM
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco