Festas de Aniversário e Fibrose Cística: cuidados para celebrar sem se esquecer da saúde

Comunicação IUPV - 11/06/2019 12:38

Quase todo mundo ama festa de aniversário, não é verdade? Essa é sempre uma data especial para se comemorar a vida e celebrar mais um ano ao lado daqueles que amamos. E para quem tem  Fibrose Cística, isso não é diferente.
Ficou animou? Pronto para celebrar? Está pensando em planejar uma festa de aniversário para você, para seu parente ou amigo com Fibrose Cística? Então confira agora nossas dicas de cuidados com a saúde durante a festa para que nada atrapalhe essa linda comemoração!
Evite lugares fechados
A maioria das festas de aniversário são feitas em casa ou salões de eventos, espaços que acabam ficando fechados e com grande número de pessoas presentes ao mesmo tempo, situações que acabam trazendo riscos para a saúde de quem tem Fibrose Cística por causa da contaminação de germes. Por isso, dê preferência para eventos em espaços abertos e com ventilação. O que acha de aproveitar a data para fazer um piquenique no parque?!
Use álcool em gel e cuide dos seus itens
Em ambientes com muitas pessoas, é importante cuidar para não perder de vista seus itens, como copos, pratos e talheres, para não acabar usando o de outras pessoas. Essa confusão pode ser um risco para a saúde dos portadores de FC, pois pode causar  contaminação de vírus ou bactérias, especialmente se a outra pessoa estiver doente ou resfriada. Por isso, caso você esteja na dúvida: lave o utensílio antes de utilizá-lo ou pegue um novo. Além disso, abuse no uso de álcool em gel e mantenha suas mãos sempre higienizadas, especialmente antes de alimentar-se.
Fuja da desidratação
Durante as festas, é comum que as crianças passem grandes períodos de tempo correndo e brincando, e acabem se esquecendo de tomar líquidos, o que pode causar desidratação. Por isso, oriente os pequenos a sempre beberem, antes mesmo de sentir sede.
Para os adultos com FC é importante cuidar com a ingestão de bebidas alcoólicas nas festas, pois por ser um diurético, elas aumentam a perda de líquido no organismo, acelerando o processo de desidratação.  
Divirta-se!
O mais importante de tudo é: divirta-se! Aproveite esse momento especial para estar com as pessoas que você gosta e celebrar todas as coisas positivas que aconteceram no último ano, especialmente a vida!
Por: Julianna Rodrigues Beltrão, acadêmica do 9º período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); presidente da Liga Acadêmica de Humanização do Cuidado em Saúde (LAHCS); estagiária de Psicologia do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco