Fibrose Cística triada já no nascimento: Novidades sobre Teste do Pezinho no Brasil!

Instituto Unidos pela Vida - 18/11/2012 15:40

Por Cristiano Silveira
Na última terça-feira, dia 13/11/12, o Rio de Janeiro começou a triagem para Fibrose Cística na rede pública. Outros cinco estados receberam a homologação do Ministério da Saúde para ingressar na fase 3 do Programam Nacional de Triagem Neonatal – PNTN: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso e Pará.
Esta é uma vitória da Abram (Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose) em conjunto com o árduo trabalho das Associações Regionais, familiares e pacientes. É uma conquista dos futuros brasileirinhos que terão a chance de diagnosticar a FC logo ao nascer garantindo um melhor tratamento.
O Instituto Unidos pela Vida orgulha-se de fazer parte dessa história. Em 6/6/2011 Verônica Stasiak participou da Audiência Pública no Senado (clique aqui para ver o vídeo) ao lado do Sr José Alcides Marton, então presidente da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional do Paraná e a Sra Gleisi Hoffmann, Ministra Chefe da Casa Civil. Naquela ocasião o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de ampliar o programa. Desde 2001 aguardávamos por essa notícia. Ainda temos um longo trabalho pela frente. Os estados que já estão habilitados na Fase III precisarão de fiscalização permanente para garantir que os exames sejam coletados entre o 3º e 7º dia de vida do bebê e para que, depois de triadas, essas crianças recebam o tratamento adequado.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco