A importância da organização no tratamento da Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 08/08/2018 13:59

A expectativa de vida de pessoas diagnosticadas com Fibrose Cística aumentou consideravelmente ao longo das últimas décadas. Essa boa notícia se tornou possível por conta do aumento de pessoas e profissionais da saúde com conhecimento sobre a doença, situação que resultou diretamente no aumento do diagnóstico precoce, realizado principalmente por meio do Teste do Suor.
Ao se tornar uma realidade cada vez mais crescente, o diagnóstico precoce da Fibrose Cística permite que as pessoas com a doença consigam iniciar o tratamento adequado de maneira mais rápida e a adesão ao tratamento é fundamental para a melhora na saúde dessas pessoas.
Organização
O tratamento para a Fibrose Cística, na maioria dos casos, demanda muito tempo do dia a dia das pessoas com a doença e, em algumas situações, dos seus familiares também. As inalações e sessões de fisioterapia respiratória são os procedimentos mais demorados, porém, assim como todas as outras etapas, são de extrema importância para o tratamento.
Por isso, é fundamental inserir todas as etapas do tratamento de maneira organizada em sua rotina diária. Dessa forma, os procedimentos não irão atrapalhar as outras atividades do seu cotidiano.
O primeiro passo é sempre se planejar de maneira antecipada, principalmente quando você precisar se deslocar para outros lugares. O ideal é sempre levar os medicamentos com você e avaliar com cuidado se é melhor realizar os procedimentos antes ou depois do compromisso.
Utilizar as tecnologias como uma vantagem no tratamento para a Fibrose Cística também é uma dica. Coloque lembretes diários em seu celular, tablet ou computador para não esquecer de tomar os medicamentos.
Seja multitarefa e transforme em hábito
Você pode tornar o tratamento um momento multitarefa do seu dia, tornando seu tempo muito mais proveitoso! Por exemplo: enquanto realiza uma inalação, aproveite para fazer outras atividades, como checar seus e-mails, verificar as redes sociais ou assistir sua série favorita. Tudo isso sem esquecer de permanecer com a postura correta durante o procedimento. Além da otimização do tempo, você se distrai e torna o momento mais produtivo!
Por fim, é fundamental que as etapas se tornem um hábito! A partir do momento que as atividades entram em sua rotina, a repetição acaba se tornando algo natural. Por isso, busque inserir as etapas do tratamento em sua rotina de uma forma que elas permitam que você realize todas as outras coisas que você adora fazer em seu dia.
Referências:
FIRMIDA, M.; LOPES, A. Aspectos Epidemiológicos da Fibrose Cística. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, ano 10, outubro/dezembro, 2011.
Cystic Fibrosis Foundation – http://www.cff.org/Adults/Respiratory/LungCareBasics/TimeManagement/
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco