Iniciando uma atividade física: a corrida por William Meirelles

Instituto Unidos pela Vida - 15/12/2014 00:00

Dando início a nossa série de entrevistas sobre esportes e incentivo à prática de atividades físicas, conversamos com o professor de educação física William Meirelles, proprietário da Meirelles Assessoria Esportiva, empresa parceira do Instituto Unidos pela Vida e da Equipe de Fibra. Ele deu dicas imprescindíveis para quem se interessa pela corrida mas não sabe por onde e nem como começar:

 

Instituto Unidos pela Vida (IUPV): Quais são os primeiros passos para quem deseja iniciar um programa de exercícios?

William Meirelles (WM): Vá ao médico e faça exames para saber se está tudo em ordem para iniciar a atividade. Cada pessoa é única e precisa avaliar o seu caso! Depois, o novo atleta deve procurar um profissional de educação física, uma academia ou uma assessoria esportiva de qualidade que poderá orientá-lo nos treinos.

 

IUPV: Por que o acompanhamento médico e profissional é importante?

WM: Só o médico pode pedir exames que identificam patologias e indicar o tratamento ideal. E somente o profissional em educação física pode qualificar sua atividade física, com cargas e atividades de acordo com seus objetivos e, claro, com segurança.

10338764_609039905890081_7976554612731484104_n

William Meirelles correndo a Maratona Caixa de Curitiba com a camiseta do Instituto Unidos pela Vida

 

IUPV: A corrida é uma atividade que rende mais do que as outras?

WM: Depende da sua motivação para a prática esportiva. Toda atividade é boa e vai te ajudar chegar em seu objetivo, só precisa saber qual te atrai mais e claro, fazer com orientação e suar a camisa. O bom da corrida é que quando está em uma prova você é premiado no final!

 

IUPV: Quais são as suas principais exigências?

WM: Para corrida é preciso de um pouco mais de disposição e dedicação, pois o condicionamento é sofrido e “massante”. Acredite que passando a fase inicial, você vai adorar correr.

 

Vanelis Mucelin e William Meirelles

Vanelis Mucelin e William Meirelles

IUPV: Quanto tempo antes do início da prática de corrida precisa realizar o preparo físico?

WM: Pode-se começar do zero pois a rotina de treinamento é sempre adequada ao seu condicionamento físico atual, melhorando pouco a pouco. Alternar trotes e caminhadas e algumas corridas intensas em curto espaço vão ajudar a te dar o condicionamento necessário a prática. Precisa de dedicação!

 

IUPV: Existe tênis específico? Por que é preciso se atentar neste cuidado?

WM: Sim. É importante procurar um médico ou fisioterapeuta específico para avaliar a postura e saber qual tênis mais adequado, antes mesmo da compra.

 

Time da Meirelles Assessoria Esportiva na Maratona Caixa de Curitiba 2014

Time da Meirelles Assessoria Esportiva na Maratona Caixa de Curitiba 2014

IUPV: Qual é a sua mensagem de incentivo para pais, pacientes com fibrose cística ou aqueles que desejam iniciar uma atividade através da corrida?

WM: Você sabia que a atividade física ajuda os pacientes com fibrose cística? Um trabalho de apneia por 15 minutos realizado em quatro pacientes com fibrose cística e quatro pessoas sem a patologia, observou que as pessoas de fibra no final de quatro semanas de treinamento tiveram um aumento de 51% na capacidade ventilatória pulmonar. Por isso a minha recomendação é de que vocês podem fazer uma atividade física! Escolham a mais atraente para você, pai de fibra, e para seus filhos. Afinal, somos o espelho para nossos pequenos!

Fonte pesquisa: Ventilatoria pulmonar Ventilatory muscle endurance training in normal subjects and patients with cystic fibrosis (1977).

 

Serviço:

Meirelles Assessoria Esportiva

Professor William Meirelles

(41) 9919-8941

meirellesassessoria@live.com

https://eutenhoumcorposaudavel.wordpress.com

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco