Instituto Unidos pela Vida promove o Mês da Fibrose Cística no Brasil, em parceria com associações de assistência

Instituto Unidos pela Vida - 09/09/2014 14:03

Caminhada_JoinvilleO Instituto Unidos pela Vida, que tem como objetivo conscientizar e educar sobre a Fibrose Cística (FC) no país, promove diversas ações presenciais e virtuais durante Setembro – o mês de conscientização da doença no Brasil. Também conhecida como doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, a Fibrose Cística é uma doença genética, ainda sem cura, que pode ser triada pelo Teste do Pezinho e ter seu diagnostico confirmado através do Teste do Suor ou de Exames Genéticos.

Com o lema “Doe esperança e Saúde”, as caminhadas em 17 cidades brasileiras são os destaques das ações locais e elevam a importância da atividade física para contribuir com a melhora significativa na qualidade de vida de pacientes com FC e seus familiares. Nas redes sociais, o #SelfiedeFibra já reuniu mais de mil fotos com a frase “Eu divulgo a Fibrose Cística e você?”.

cacabueno

As ações pretendem divulgar e conscientizar a Fibrose Cística, doença atinge um a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil e é bastante desconhecida, inclusive por profissionais da saúde. Além da conscientização, a campanha também quer disseminar a ideia de que as pessoas com FC podem ser protagonistas de suas vidas, mesmo com a doença, se tiverem o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

EntrevistaRPC

A imprensa também tem sido uma grande apoiadora da causa. Já foram concedidas mais de dez entrevistas para rádios, TVs e jornais, portais e blogs de todo o Brasil sobre a Fibrose Cística, o Mês de Conscientização e também sobre o Dia Mundial da FC, celebrado no dia 08 de setembro, data em que o gene CFTR, causador da Fibrose Cística, foi descoberto em 1989.

Para encerrar com chave de ouro, está prevista uma agradável Tarde em Família em Curitiba, cidade sede do Instituto Unidos pela Vida. O piquenique será no dia 28 de setembro, último domingo do mês, a partir das 15h30, na praça Elias Abdo Bittar (antiga Praça Guanabara) com a participação dos palhaços Alípio e Sombrinha, Grande Roda de Tambores e da Portfólio Escola de Fotografia.

Não poderíamos deixar de agradecer às Associações de Assistência, que o ano inteiro já trabalham em prol da Fibrose Cística em seus Estados e que agora também uniram suas forças com o Instituto Unidos pela Vida para a realização do Mês da Fibrose Cística no Brasil: NFCBA, AAMMA, Inspira, ACEAM, AMAM, ACAM RJ, APAM, AMUCORS, AGAM e ACAM SC.

Mais detalhes: www.facebook.com/unidospelavida

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco