João Vitor Briel: um menino de muita fibra!

Instituto Unidos pela Vida - 10/12/2014 02:00

Equipe Fibra_Maratona RJ 2013_AL-49

Quando chegou no Rio de Janeiro, vindo do Espírito Santo, João Vitor Briel tinha 10 anos e já tinha o diagnóstico confirmado para a Fibrose Cística. Ele precisava realizar o tratamento na sua nova cidade e também aderir à prática de atividade física, já que eles contribuem para a melhora significativa da função respiratória e ganho de massa muscular.

O educador físico Cristiano Oliveira, primeiro responsável pelo treino do João nesta etapa, descobriu após a leitura de um trabalho realizado na Inglaterra que os pacientes tinham mais chance de permanecer em programas de exercícios feitos perto de casa mais do que aqueles aplicados em centros de referência, distantes do seu lar.

Na época, Cristiano Oliveira ainda era mestrando pela Fiocruz no IFF – Instituto Fernandes Figueira, e decidiu com a ajuda da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose – ACAM-RJ, procurar o America Football Club para falar sobre o João Briel. O clube aceitou o garoto, e por lá ele permanece até hoje!

2014.11.09_corrida_eu_atleta_rio_janeiro_ATH14EUAT0527A fisioterapeuta do IFF Nelbe Nesi que atende João desde 2008, diz que o menino é o seu paciente mais dedicado. Ela afirma que ele nunca faltou a fisioterapia e sempre que precisou se ausentar avisou antes. “Além de resistência, João ganhou peso já que adquiriu mais massa muscular. Nos o amamos muito e torcemos por ele”, diz sem esconder a admiração.

joao vitor brielPara Nelbe, é muito preocupante quando as famílias tratam seus filhos adolescentes com Fibrose Cística como crianças. “Essa postura, mais tarde, poderá contribuir para que os jovens não se comprometam com o próprio tratamento – o que é muito ruim”, afirma. Mas para João, isso nunca foi um problema! Ele mora com o pai e sempre soube cuidar da saúde, além de ajudar com as tarefas domésticas.

Sr. Isaias, o pai do João, voltou a correr depois que ele decidiu participar da Equipe de Fibra e sempre o acompanha nas provas”, afirma Cristiano Silveira, coordenador nacional da Equipe de Fibra.  O jovem sempre mostra interesse nas suas classificações em relação aos outros atletas da mesma faixa etária. “Essa motivação de querer sempre o seu melhor é uma característica que ajuda muito o João e também nos incentiva na luta diária contra a Fibrose Cística”, finaliza Cristiano.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco