Just Breathe: Candice, 26 anos

Instituto Unidos pela Vida - 06/07/2015 14:24

foto (15)Eu lembro do dia em que descobri que tinha Fibrose Cística. Eu estava com 5 anos, sentada na mesa de jantar tomando os meus remédios matinais quando perguntei para a minha mãe porque precisava de todos eles. No dia anterior, tive um evento na minha escola no qual eu precisei tomas as minhas pílulas na frente dos meus colegas de classe. Um deles me perguntou porque eu estava tomando. Minha mãe falou que eu precisava deles para ficar saudável. Então a minha versão de cinco anos perguntou “eu estou doente?” e a resposta de minha mãe foi “de certa maneira, sim. Mas se você tomar os remédios certinho e fizer as suas fisioterapias, não vai piorar”.

Minha mãe é a minha rocha e eu sou muito grata pela maneira como ela me ensinou a não esconder que eu tinha FC. Quando eu percebia alguém me encarando, eu deixava que essa pessoa soubesse que eu tinha Fibrose Cística. A resposta que eu sempre recebo é “mas você parece tão saudável!”. Ninguém fora do “reino da FC” consegue imaginar quão escondida essa doença pode ficar.

Eu acredito que ter Fibrose Cística foi um benefício, de certa maneira. Eu valorizo cada dia da minha vida. Isso me ajudou a definir a minha carreira. Eu sou tecnóloga em radiação médica. Por que eu deveria escolher uma carreira na área médica?! Eu escolhi essa profissão pois quero ajudar as pessoas a terem uma experiência mais confortável nos hospitais.

Se eu tivesse uma dica para as pessoas que foram diagnosticadas seria: viva completamente e sempre sorria.

Tanto a foto quanto o texto desse post foram criados por Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.

Fale conosco