Just Breathe: Gunnar, 24 anos

Instituto Unidos pela Vida - 03/04/2016 18:00

Captura de Tela 2015-10-20 às 16.10.51A fibrose cística não é uma maldição, ou má sorte de minha parte. Apenas aconteceu de eu ter nascido assim. Se você acha que eu estou esperando qualquer tipo de piedade, você não poderia estar mais errado. Gostando ou não, a FC faz parte de mim, não existe maneira de fugir nem alguém para quem reclamar. Eu faço parte das milhares de pessoas que lutam diariamente. A fibrose cística não controla as nossas vidas.
Enquanto eu crescia, eu tinha vontade de praticar esportes, portanto eu fui lá e pratiquei. Eu joguei hockey e futebol americano na época em que estava no ensino médio. A FC pode ter sido um obstáculo na época, mas não ao ponto de ser intransponível. Eu aprendi que não há nada como o esporte para moldar o caráter de alguém. As adversidades que eu precisei encarar me fizeram ser uma pessoa mais forte e mais determinada.
Como uma pessoa competitiva por natureza, eu me desafiei a terminar a faculdade ficando quatro anos longe de casa. Minha doença piorou enquanto eu estava estudando, mas na época a Boston College foi simplesmente incrível. Eu fiz amigos insubstituíveis e memórias que não têm preço. Eu terminei meus estudos, mas não acredito que essa tenha sido a parte mais importante desse período. Eu provei para mim mesmo que eu sou perfeitamente capaz de ser independente, apesar de ter fibrose cística. A faculdade foi o tempo do meu amadurecimento.
Agora que eu já vivi mais do que qualquer livro previa quando eu nasci, em 1991, eu tento me aproveitar muito desse fato. Depende apenas de mim determinar quanto tempo eu vou viver e quão feliz eu vou ser, pelo resto da minha vida. Desistir não é uma opção. Eu vou ficar nessa luta até o fim.
Tanto a foto quanto o texto desse post são propriedade de Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.

Fale conosco