Saiba mais sobre o tratamento da fibrose cística

Comunicação IUPV - 19/12/2022 09:14
tratamento da fibrose cística

Apesar de ainda não ter cura, a fibrose cística tem tratamento. E o primeiro passo para o sucesso do tratamento é entender a doença: O que é e o que ela causa? Por que cada etapa do tratamento é importante? O que pode acontecer se não aderir ao tratamento da fibrose cística?

Além disso, é fundamental seguir as recomendações médicas corretamente e ter sempre uma boa relação com os médicos e com os outros profissionais da saúde envolvidos. Diálogo e confiança são fundamentais.

Muitos tratamentos são semelhantes e a maioria das pessoas com fibrose cística apresenta acometimentos pulmonares e digestivos, mas cada caso será conduzido de uma forma. De forma geral, o tratamento pode ser composto por:

  • Fisioterapia respiratória diária (que contempla exercícios para ajudar na expectoração e limpeza do pulmão, evitando infecções);
  • Realização de atividade física regular para contribuir com o aumento da capacidade respiratória e fortalecimento muscular;
  • Ingestão de medicamentos como enzimas pancreáticas para absorção de gorduras e nutrientes;
  • Uso de antibióticos, corticoides, moduladores e suplementos vitamínicos;
  • Acompanhamento realizado por equipe multidisciplinar frequentemente.

Importante: Todo o tratamento deve ter acompanhamento médico e especializado, por isso, em caso de dúvidas, procure a equipe do seu Centro de Referência para saber mais sobre o tratamento da fibrose cística.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco