Paciente | Geraldo Freire

Instituto Unidos pela Vida - 29/05/2011 17:02

“Meu nome é Geraldo Freire e a convite da Verônica Stasiak contarei um pouco da minha trajetória. Como todos nesse blog, tenho uma relação muito próxima com a Fibrose Cística (FC).

Em 1983 (1 ano e meio de idade), após algumas pneumonias e um quadro gástrico meio conturbado, tivemos a notícia que eu era mais uma PESSOA de FIBRA (Como diz a Vê). Naquele tempo o tratamento não era nada parecido com o que existe atualmente. Os medicamentos eram de difícil acesso (alto custo) e não fornecidos pelo governo, o que acarretava expectativa de vida nada animadora.

Da infância à adolescência fiz muitas modalidades desportivas, iniciei com a Natação, depois o Taekwondo e Futebol. Aos 17 anos de idade conheci a Capoeira e definitivamente foi a atividade mais prazerosa que tive a oportunidade de praticar, hoje essa relação tem 12 anos.

Durante o ensino fundamental e médio, não fui um daqueles “alunos exemplares”, não gostava de ir à aula, mas adorava as aulas de História, Geografia e Biologia.

Em 2000 ingressei na faculdade e,  sinceramente, não foi uma escolha difícil. Sempre sonhei em ser biólogo, pois sentia-me fascinado pela possibilidade de estudar alguns dos fenômenos naturais que envolvem a VIDA em suas várias formas.

Após concluir a graduação, não havia tanta certeza sobre onde e em que trabalhar. Lecionei por um ano e meio e decidi partir para a área da pesquisa e tentar o mestrado em Zoologia. Foram dois anos de curso e um árduo trabalho de campo, coletando aranhas para investigar os efeitos das queimadas sobre a fauna do Cerrado.

Concluí o mestrado em 2010 e logo após a minha defesa, permaneci por três meses na Austrália para participar de um evento sobre a cultura popular brasileira, ensinando Capoeira e Forró.

Hoje eu estou muito feliz porque recebi a notícia de que mais uma jornada está prestes a começar. Adivinhem??

Em março de 2011 ingressarei no curso de doutorado em ECOLOGIA pela Universidade de Brasília. Serão mais 4 anos de muita luta, dedicação e VITÓRIA.

Gosto de desafios e acredito que esta é uma característica natural de todos nós (PESSOAS de FIBRA). Atribuo aos profissionais de saúde, ao esporte e, principalmente, aos meus pais o sucesso pela minha condição atual. Assim, o meu recado aos pais é que incentivem seus filhos a implementarem o tratamento médico de seus filhos, com o esporte e otimismo. Aos pacientes, sugiro que lutem pelos seus ideais, pois somos capazes de alcançar objetivos maravilhosos. Haja vista o exemplo da Vê e de tantos outros que lutam diariamente com toda a força por sua saúde e consequente vitória.”

 
Depoimento enviado para a equipe do Instituto Unidos pela Vida por e-mail por Geraldo Freire.
Este relato tem cunho informativo. Não pretende, em momento algum, substituir ou inferir em quaisquer condutas médicas. Em caso de dúvidas, consulte sua equipe multidisciplinar.

Fale conosco