Primeiro antibiótico em pó é lançado no Brasil para oferecer praticidade e rapidez ao tratamento da Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 10/04/2014 15:23

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente esclarecedor e educativo. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico, nem sequer promover a utilização do presente medicamento. Em caso de dúvidas fale com sua equipe médica, que poderá responder todas as suas perguntas.
Conhecida pelo nome de beijo salgado, a fibrose cística (FC) é uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo, tornando difíceis a respiração e a digestão. Uma das principais causas de perda da função pulmonar em pessoas com FC é a infecção pulmonar pela bactéria Pseudomonas aeruginosa (Pa)¹, que ocorre em quase todos os pacientes com fibrose cística em algum momento de suas vidas. Para entender melhor, a bactéria está presente em cerca de 60% dos pacientes aos 17 anos; e em 80% dos pacientes adultos entre 25 e 34 anos².
A carga de tratamento da fibrose cística é alta e inclui, entre outras terapias, nebulização, terapia de desobstrução das vias aéreas e fisioterapia diária, totalizando um tempo médio diário gasto com o tratamento de 2 horas. Grande parte deste tempo é dedicado à nebulização de antibióticos para combater a Pseudomonas aeruginosa.
Uma nova abordagem terapêutica chega ao Brasil para proporcionar praticidade e rapidez ao tratamento desses pacientes. O Zoteon® Pó (tobramicina inalatória em pó) é o primeiro antibiótico inalatório na forma de pó seco.
Zoteon® Pó encurta o tempo de tratamento em 72% em relação ao antibiótico nebulizado, pois leva apenas 5 a 6 minutos para ser administrado, ao invés dos 20 minutos usuais³, economizando 13 horas de tratamento por ciclo de tratamento (28 dias). Isso sem considerar o tempo economizado com a preparação e manutenção do nebulizador, que inclui limpeza e desinfecção que não são necessárias para o dispositivo descartável de Zoteon® Pó. Além disso, ao contrário do tratamento com nebulizador, a nova terapia permite liberdade ao paciente de administrar o medicamento onde desejar por não necessitar de refrigeração ou eletricidade para ser utilizado.
Os diferenciais foram alcançados com a nova tecnologia PulmoSphere™ utilizada no  desenvolvido de Zoteon® Pó, que  consiste em partículas redondas, pequenas, ocas e porosas, altamente aerodinâmicas, que viajam lentamente até as áreas mais profundas do pulmão. Atualmente, a Novartis está avaliando como esta tecnologia pode ser aplicada a outros tratamentos.
O medicamento é indicado para pacientes a partir de 6 anos de idade com infecção pulmonar causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa e já foi aprovado em mais de 38 países.
Complementações:
Alguns participantes do grupo virtual do Instituto Unidos pela Vida questionaram sobre um “desconforto respiratório apresentado pelos pacientes com fibrose cística no ciclo do Tobi / Zoteon”. Entramos em contato com a fabricante Novartis, e, no intuito de esclarecer – e nunca substituir questões médicas – apresentamos a nota técnica enviada para nós:
Novartis: É importante inicialmente esclarecermos que Tobi® (tobramicina inalatória em solução) e ZoteonTM Pó (tobramicina inalatória em pó), apesar de possuírem o mesmo composto, são dois medicamentos diferentes, tanto em forma farmacêutica quanto em sua administração, indicados para tratamento da infecção por Pseudonomas Aeruginosas em pacientes fibrose cística com 6 anos de idade ou mais.
Assim como ocorre com todos os medicamentos, Tobi® e ZoteonTM Pó podem apresentar eventos adversos em uma menor parcela de pacientes, ou seja, nem todos os pacientes os apresentam.
Em relação ao Tobi®, os efeitos adversos mais observados em estudos clínicos, conforme consta em bula, e que poderiam ser caracterizados pelos pacientes como “desconforto respiratório”, são nariz escorrendo ou entupido, espirros, alteração de voz (rouquidão), resultados reduzidos de testes da função pulmonar.
ZoteonTM Pó, por sua vez, é um medicamento que possui uma nova forma farmacêutica em pó. Como todos os medicamentos inalatórios em pó, o mesmo pode causar aperto no peito e chiado imediatamente após a sua inalação, por isso, em alguns casos, os médicos podem adicionar medicamentos apropriados antes do uso de ZoteonTM Pó. A ocorrência de broncoespasmo até 30 min após a dose foi observada em apenas 5.2% dos pacientes com a medicação em pó e em 5.3% dos pacientes com a medicação em solução, conforme estudo de eficácia e segurança da tobramicina em pó comparada à solução.  Efeitos adversos mais observados em estudos clínicos, conforme consta em bula, e que poderiam ser caracterizados pelos pacientes como “desconforto respiratório”, são tosse, tosse produtiva, alteração da voz (rouquidão), garganta inflamada.
É importante destacar que ambos os medicamentos possuem sua segurança comprovadas em estudo clínico.
Se qualquer uma destas reações adversas afetarem os pacientes gravemente, os mesmos devem informar ao seu médico e se o paciente notar qualquer outro efeito adverso não mencionado, este deve informar ao seu médico ou farmacêutico.  Mais informações sobre o assunto podem ser acessadas na bula dos medicamentos disponíveis nos seguintes links (Tobi®: http://www.portal.novartis.com.br/medicamentos-tobi e ZoteonTM Pó:  http://www.portal.novartis.com.br/medicamentos-zoteon
Referência:
1.Pamukcu A, Bush A, Buchdahl R. Effects of Pseudomonas aeruginosa colonization on lung function and anthropometric variables in children with cystic fibrosis. Pediatr Pulmon. 1995; 19: 10-15.
2.Cystic Fibrosis Foundation Patient Registry: Annual Data Report. 2010.
3.Geller DE, Flume PA, Brockhaus F, et al. Treatment convenience and satisfaction of tobramycin inhalation powder (TIP(TM)) versus TOBI® in cystic fibrosis (CF) patients. Poster and abstract presented at 33rd European Cystic Fibrosis Congress, 17 June 2010.
4.Sawicki G, Sellers D, Robinson W. High Treatment Burden in Adults with Cystic Fibrosis: Challenges to Disease Self-Management.J Cys Fibros. 2009 March: 8(2): 91-96
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco