Sou de fibra, muito prazer – Homenagem ao Dia Nacional da FC

Instituto Unidos pela Vida - 03/09/2011 14:06

03 de Setembro de 2011 – Por Verônica Stasiak

Sou de fibra, muito prazer.
Um dia, meu DNA nasceu… E dizem que este DNA veio com defeito.
Pode até ser. O que sei é que meu DNA é feito de muita FIBRA. Agora, se isto é um defeito, não sei dizer.
Meu pai e minha mãe me “escolheram” para receber o melhor presente que uma pessoa pode ter: a vida, com vontade de viver. E, se não bastasse, este presente tem capacidade de renovação diária. E há doses extras de motivação quando necessário, em formato de colo e abraço.
Por vezes este presente se parece com os famosos “presentes de gregos”, que trazem mais ônus do que bônus. Mas me diz o que é que na vida não é assim? O que é fácil nesta vida? Nada. Se este presente fosse fácil, não teria graça. Se este presente fosse simples, eu não o valorizaria. E, mais do que isto: eu não poderia usufruir dele por muito tempo.
Portanto, decidi cuidar deste presente, ainda mais quando descobri que ele tinha um nome atrelado: Fibrose Cística. E isso é grave? Sim, assim como tudo na vida é grave, depende do ponto de vista. Leva a óbito? Sim. Assim como “estar vivo” também leva. Melhor aproveitar bem o agora. É complexo? O que pode ser mais complexo na vida do que a nossa própria vida?
Quando acordamos, damos a cor que escolhemos para o nosso dia. Eu escolho diariamente dar as melhores cores para este presente que ganhei, independente deste nome que vem atrelado à ele.
Ser de fibra é uma honra. Através dela, descobri valores na vida que jamais imaginei vivenciar. Passei por situações que nunca acreditei superar. Conheci pessoas que me transformaram e que me transformam todos os dias.
Sofri? Muito. Sofro ainda, não minto. Preferia não ser de fibra? Não sei. Estou feliz assim, aceitando diariamente, compreendendo, buscando conviver para bem viver. E cuidando, com muito carinho (e alguns remédios), deste presente que meus pais me deram e que tenho orgulho de dizer: sou de fibra, muito prazer.”
05 de Setembro: Dia Nacional de Divulgação e Conscientização da Fibrose Cística
Nos ajude a ajudar. Nos ajude a divulgar. www.unidospelavida.org.br
Unidos pela Vida – Instituto Nacional de Divulgação da Fibrose Cística
 
Depoimento enviado para a equipe do Instituto Unidos pela Vida por e-mail por Verônica Stasiak.
Este relato tem cunho informativo. Não pretende, em momento algum, substituir ou inferir em quaisquer condutas médicas. Em caso de dúvidas, consulte sua equipe multidisciplinar.

Fale conosco