Teste do Suor para diagnóstico da Fibrose Cística será custeado pelo SUS

Instituto Unidos pela Vida - 02/04/2013 11:47

testesuorthumbNo último dia 21 de Março foi publicada a portaria n° 288, do Ministério da Saúde, que prevê a inclusão do Teste do Suor na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do exame passar a ser custeado pelo SUS, a portaria padroniza os métodos e critérios para a realização do Teste do Suor, o mesmo utilizado pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal da FEPE (Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional do Paraná).
(Imagem cedida pela FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional)
O Teste do Suor é um exame confirmatório, fundamental para um diagnóstico mais preciso e seguro nos casos de suspeita para Fibrose Cística. O exame é realizado e custeado pelo Laboratório da FEPE desde 2001. Segundo a gerente do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da FEPE e uma das militantes pela inclusão do Teste do Suor na tabela do SUS, Mouseline Torquato Domingos, desde essa época mais de 5 mil exames foram realizados. “Obter o subsídio do Teste do Suor é uma conquista para todos os Serviços de Referência, em especial para os nove serviços que já realizavam o exame: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rondônia”, ressalta Mouseline.
O fato de os métodos validados pelo SUS para o Teste do Suor serem os mesmos realizados pelo laboratório da FEPE também é motivo de grande orgulho para a instituição. “Para um exame realizado há quase 13 anos pela FEPE, essa portaria é um grande reconhecimento da qualidade das técnicas laboratoriais aplicadas no Laboratório de Triagem Neonatal da FEPE, que agora são referência para todas as demais instituições que realizarem o exame”, comemora Mouseline.
A FEPE está agora habilitada a orientar e capacitar as instituições interessadas em realizar esse exame. Clique aqui e confira a portaria na íntegra.
Sobre o Teste do Suor
O Teste do Suor é um exame indolor e rápido, onde é estimulado o suor do bebê e feita uma análise de condutividade, seguida de uma dosagem quantitativa de cloreto na amostra para que seja confirmado o diagnóstico laboratorial da Fibrose Cística detectados na triagem neonatal pelo teste do pezinho.
A Fibrose Cística é uma das cinco doenças pesquisadas atualmente pelo Teste do Pezinho da FEPE. Ocorre por uma disfunção das glândulas secretoras do corpo, afetando pulmões, pâncreas, fígado, sistema digestivo e reprodutor. É uma doença incurável, cujo tratamento deve ser iniciado desde os primeiros dias de vida da criança a fim de garantir ao paciente uma melhor qualidade de vida.
Saiba mais em: https://unidospelavida.org.br
Fonte: http://www.fepe.org.br/imprensa.aspx?idNoticia=11207
Além disto, você pode ler na íntegra a Portaria nº 228 pelo link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2013/prt0288_21_03_2013.html
Relembre ainda a participação da Diretora e Fundadora do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak, na Audiência Pública do Dia Nacional do Teste do Pezinho, dia 06/06/2011 com a Equipe da FEPE pelo link: https://unidospelavida.org.br/port/2011/06/audiencia-publica-dia-nacional-do-teste-do-pezinho/
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco