Teste do Suor: saiba mais sobre o exame padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística

Comunicação IUPV - 24/10/2022 15:08
teste do suor

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros, faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde e ajuda na triagem de doenças genéticas, como a fibrose cística. Porém, mesmo se tratando de um exame extremamente importante na triagem da doença, ele não é capaz de confirmar ou excluir sozinho a presença da fibrose cística. O teste apenas tria os recém-nascidos que possuem o risco de ter a doença e, após o resultado positivo do primeiro teste e da recoleta, o Teste do Suor deve ser realizado para confirmar ou descartar a existência da fibrose cística.

Conhecendo o Teste do Suor

Como dito anteriormente, o resultado positivo do Teste do Pezinho para fibrose cística não significa que o recém-nascido de fato possui a doença e o número de falso-positivos é grande. Por isso, o Teste do Suor deve ser realizado para a confirmação ou exclusão da indicação positiva.

Considerado como exame padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística, o Teste do Suor é simples, indolor, não invasivo e fundamental para o diagnóstico precoce e seguro da doença. Ele é feito por meio do estímulo do suor da pessoa examinada e uma análise de condutividade.

Com isso, uma dosagem quantitativa de cloreto na amostra é coletada e o diagnóstico laboratorial é alcançado. De maneira geral, quando a dosagem de cloreto no suor é igual ou maior que 60 mmol/l em duas amostras, o diagnóstico positivo para fibrose cística é confirmado. Aqui no site do Unidos pela Vida você encontra uma lista com os locais para diagnóstico da fibrose cística em diversos estados do Brasil. Clique aqui e confira os hospitais, laboratórios e clínicas onde o Teste do Suor pode ser realizado.

Suor mais salgado que o normal

A fibrose cística é uma das seis doenças diagnosticadas por meio do Teste do Pezinho. Com prevalência de 1 novo caso a cada 10 mil recém-nascidos no Brasil, é considerada a mais comum entre as doenças raras existentes. Os principais sintomas apresentados pela fibrose cística são as pneumonias frequentes, a tosse crônica, a dificuldade em ganhar peso e estatura e diarreia.

Outro sintoma da fibrose cística é o suor mais salgado que o normal. A pele de quem tem fibrose cística pode ser mais salgada do que a pele das outras pessoas pois tem muito mais sal no suor. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, são glândulas exócrinas e possuem células com um grande número de canais CFTR.

Quando esses canais não existem, estão em menor número ou não funcionam corretamente, o suor fica com maior concentração de sal do que o normal. A partir disso, foi possível desenvolver o Teste do Suor para o diagnóstico da fibrose cística.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico.

Fale conosco