Um depoimento de Fibra: A necessidade de divulgar a FC!

Instituto Unidos pela Vida - 11/07/2016 10:53

Marcia nos enviou este depoimento pelo Facebook. Ela é mais uma das dezenas de histórias de FC que demonstra a necessidade de divulgar a Fibrose Cística, para que o diagnóstico seja o mais cedo possível. O tratamento tem proporcionado uma vida muito mais tranquila e feliz!

Marcia e seus dois filhos, que não tem FC.

Marcia e seus dois filhos, que não tem FC.


 
“Meu nome é Marcia da Silva Santos, tenho 38 anos e moro em Alfredo Vasconcelos, Minas Gerais .
Descobri a FC há dois anos atrás.
Desde de criança, sofri com pneumonias de repetição e dificuldades para ganhar peso. Quando cheguei a fase adulta os sintomas continuaram. Em 2012, passei por uma cirurgia para retirar uma parte do pulmão, tudo ocorreu bem. Continuei minha vida trabalhando normalmente, até completar um ano de cirurgia. Nesta época descobri que teria que retirar uma parte do lobo inferior do pulmão esquerdo, devido ao diagnóstico de bronquietazias.
15 dias após a segunda cirurgia tive pneumonia em um estágio tão grave. Até então não sabia da FC e foi aí que fiquei internada e a médica que me acompanhou me disse que iria me encaminhar para um centro de bronquietazias, em Belo Horizonte/MG. Então, lá começaram a investigar, quando fiz o teste do suor e o exame deu positivo para Fibrose Cística. Desde este momento fiquei mais tranquila, pois hoje faço o tratamento correto.
Quando o médico me deu o diagnóstico, não dei muita importância na hora, até por não saber nem do que se tratava. Com passar dos tempos fui procurando saber. Mas, um fato que eu recordo é que quando descobri, não tinha acesso a Internet, meu marido e uma amiga fizeram pesquisaram na Internet e trouxeram para eu ver. Lembro de uma frase que dizia: “é uma doença grave que leva a morte”, algo que sei que não é bem assim. Eles ficaram assustados e eu não. Inclusive dizia que não podia ter filhos e eu tenho dois!
Só tenho que agradecer, pois sou FC mas isso não me torna nem melhor nem pior que ninguém, apenas diferente! Hoje, faço tratamento em Belo Horizonte/MG, conto com o carinho de todos profissionais que lá atendem os pacientes de FC, e agradeço vocês, da Unidos Pela Vida, pelo trabalho maravilhoso que tanto nos ajuda, pois muitos como eu, algumas vezes nem sabem o que é FC e vocês nos ajudam muito nisso!
Carrego um laudo médico em minha bolsa, pois já aconteceu por várias vezes de eu ir para o hospital, chegar lá e os médicos não acreditarem que eu sou portadora de Fibrose Cística. Sou muito feliz, tenho uma família linda, amigos maravilhosos e pessoas que fazem de tudo para que tenhamos uma vida como todos[…] Essa é minha história com a FC!
Muito Obrigada!”
 
 
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco