Upsports Club apoia “Equipe de Fibra” do Unidos pela Vida

Categoria: Equipe de Fibra - Postador por: Instituto Unidos pela Vida - Data: 10 de maio de 2012

Matéria publicada no link: http://www.upsportsclub.com.br/site/upsport-apoia-equipe-de-fibra-do-unidos-pela-vida/

‘Unidos pela Vida’, Instituto de divulgação de Fibrose Cística, comemora três anos e firma parceria com a Upsports Club, oferecendo descontos, inscrições gratuitas e uniforme à Equipe de Fibra para a participação em competições e treinamentos.

Fundado em 2009 com o objetivo de promover a conscientização sobre os sintomas e tratamentos da Fibrose Cística, o Instituto criou a equipe de atletas de corrida formados por portadores da doença, familiares, integrantes das equipes médicas e amigos do grupo.

A fibrose cística é uma doença genética causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas produtoras de muco, o que causa danos ao sistema respiratório e digestivo. Para compreender os benefícios da prática de exercícios nesses casos foi entrevistado o profissional da Upsports Club Cristiano Silveira, que também colabora com Instituto.

O que é Fibrose Cística?

É uma doença genética ainda sem cura que acomete cerca de 90mil pessoas no mundo e mais de 3250 no Brasil. A doença é provocada por uma mutação que leva à produção de secreções mais espessas por algumas glândulas do corpo e compromete principalmente o sistema respiratório e o sistema digestivo. A Fibrose Cistica pode ser detectada no teste do pezinho, mas como o exame não está disponível pelo SUS em muitos estados, muitas crianças acabam sem diagnóstico. Estima-se que para cada um diagnóstico, existam outras quatro pessoas que têm a doença e não sabem. O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente receba o tratamento adequado e não tenha seus sintomas agravados.

Como é o tratamento e como a corrida pode ajudá-lo?

O tratamento consiste em inalação de medicamentos para tornar o muco mais fluido, sessões diárias de fisioterapia respiratória, uso de antibióticos, reposição enzimática e nutrição hipercalórica para compensar a absorção deficiente dos alimentos.

A corrida e outros exercícios auxiliam a manter as vias aéreas livres de secreção diminuindo o risco de infecções. Além disso, a corrida ajuda a evitar o diabetes e a osteoporose que podem aparecer em decorrência da doença. Os benefícios da atividade física são comprovados por vários estudos e as principais evidências do seu papel são o ganho de função pulmonar e a diminuição do número de internações.

Como surgiu a Equipe de Fibra?

A Equipe de Fibra surgiu em 2011 com a iniciativa de um pai de um menino de seis anos de idade com Fibrose Cística. Ele queria aproveitar a corrida de rua para divulgar a doença e para promover os benefícios da atividade física para o tratamento. Inspirado em alguns exemplos de atletas com Fibrose Cística pelo mundo, ele trouxe a experiência para o Brasil em parceria com o Instituto Unidos pela Vida e com as associações de pacientes. Já são dezenas de pessoas participando de corridas em vários estados e a ideia é contar com um time cada vez maior de “atletas de fibra”.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

 

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui