Vitaminas e minerais que devem fazer parte da dieta de quem tem FC

Instituto Unidos pela Vida - 25/02/2016 13:09

Captura de Tela 2016-02-25 às 13.08.31Por aqui, sempre falamos que ter uma boa alimentação é extremamente importante para as pessoas que têm Fibrose Cística. Além de manter uma dieta hipercalórica, quem tem FC também deve consumir determinados minerais e vitaminas, fundamentais para o bom funcionamento do corpo, combate a infecções e manutenção dos ossos.
Selecionamos aqui algumas vitaminas e minerais que devem fazer parte da sua dieta.
Atenção: as informações deste texto têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com sua equipe multidisciplinar, eles poderão esclarecer todas as suas perguntas!

Minerais:

Cálcio:
O Cálcio é um elemento essencial para os ossos e os dentes, bem como para manter os nervos e os músculos funcionando corretamente.
Onde é encontrado: laticínios (leite, queijos, iogurte), brócolis, sardinha, espinafre, semente de gergelim, soja, grão de bico, aveia.
Ferro:
O Ferro é o grande responsável por fazer com que o oxigênio seja transportado adequadamente dos seus pulmões para o resto do corpo.
Onde é encontrado: carne vermelha, aves, feijão, nozes e frutos do mar.
Cloreto de sódio:
O cloreto de sódio desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de fluídos no corpo. Pelo fato de pessoas que têm FC apresentarem mais sal no suor, elas devem consumir esse elemento em maior quantidade do que o normal, especialmente nos climas úmidos e quentes.
Onde é encontrado: sal
Zinco:
O Zinco é fundamental para a cicatrização, regula o paladar, é oxidante e também necessário para a atividade de 300 enzimas (que promovem diversas reações no organismo).
Onde é encontrado: carne vermelha, frutos do mar, cereais integrais, feij!ao, lentilha e ervilha.

Vitaminas:

Vitamina A:
A Vitamina A é fundamental para a visão, os ossos e dentes em formação, o funcionamento celular e a imunidade. Ela também ajuda no combate de infecções e faz com que o intestino funcione de forma saudável.
Onde é encontrada: fígado, ovos, agrião, couve, espinafre, cenoura, mamão, manga.
Vitamina D:
A vitamina D ajuda a construir e manter os ossos e os dentes fortes. Sem bastante vitamina D, os ossos podem tornar-se finos e frágeis. As pessoas com FC apresentam uma chance maior de desenvolver problemas ósseos (por aqui, escrevemos um texto sobre isso – colocar o hiperlink), portanto o consumo de vitamina D diariamente é essencial.
Onde é encontrada: óleo de fígado de bacalhau, salmão, ostra, ovo cozinho, sardinhas.
Vitamina E:
Além de antioxidante, a Vitamina E ajuda a manter as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também é fundamental no combate de infecção e também o intestino funcionando adequadamente.
Onde é encontrada: avelã, amendoim, amêndoa, pistache, óleo de gérmen de trigo.
Vitamina K:
A Vitamina K, também conhecida como anti-hemorrágica, auxilia na coagulação do sangue e na mineralização óssea.
Onde é encontrada: espinafre, brócolis, ovos, farelo de trigo, soja e óleos de canola.

Fale conosco