5 dicas para pessoas com fibrose cística cuidarem da saúde durante o inverno

Comunicação IUPV - 21/06/2023 09:00
inverno e fibrose cística

A estação mais fria do ano chegou! O inverno começou e o momento é de redobrar os cuidados para manter sua saúde durante os próximos meses, período que promete ser mais gelado que o normal. 

Por se tratar de um país enorme, sabemos que as temperaturas durante o inverno variam de região para região. Mas se você tem fibrose cística ou é familiar de alguém com a doença, e mora em um lugar onde as temperaturas são mais frias nesta época do ano, confira 5 dicas para se cuidar durante o inverno!

1. Vacine-se!

Pessoas com fibrose cística são prioridade durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde. Por isso, se você ou seu familiar com a doença ainda não se vacinou, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para tomar a sua dose.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações e as internações causadas pelo vírus da Influenza entre a população, principalmente entre os indivíduos que fazem parte do público-alvo da campanha. 

2. Siga se exercitando!

Durante o inverno é muito comum que a gente reduza a quantidade de atividades físicas que realizamos diariamente, não é verdade? O frio acaba aumentando aquela preguicinha e damos preferência pelas cobertas e a televisão. Mas isso precisa ser diferente!

É fundamental que, mesmo durante o inverno, a prática de exercícios físicos siga normalmente. Além de lhe manter aquecido, praticar atividades físicas lhe ajudará a se manter saudável em todas as épocas do ano. 

E nós temos algumas dicas para lhe inspirar! Clique aqui para conferir sugestões de exercícios para crianças com fibrose cística de até 4 anos, aqui para ver dicas de atividades para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e aqui para exercícios recomendados para pessoas com fibrose cística com mais de 18 anos.

3. Proteja-se contra os germes!

Os cuidados contra os germes devem acontecer durante todo o ano, mas sabemos que no inverno, por conta das temperaturas baixas e do vento frio e gelado, é muito comum que as pessoas permaneçam muito tempo em locais fechados e sem ventilação.

Por isso, certifique-se de manter os ambientes que você frequenta arejados e com circulação de ar. Além disso, lave as mãos com frequência, utilize álcool em gel várias vezes ao dia e, caso precise frequentar locais com aglomeração de pessoas, utilize uma máscara de proteção.

Aproveite para conferir nossa cartilha Germes e Fibrose Cística: conhecendo para evitá-los clicando aqui. Ela traz dicas importantes e tem como objetivo ajudar toda a comunidade a reduzir as chances de contaminação por esses micro-organismos.

4. Cuide da sua alimentação!

Frutas, verduras e legumes parecem pouco atrativos durante o inverno, não é verdade? Chocolates e alimentos processados podem chamar mais atenção nesta estação do ano, mas é preciso ficar longe desse caminho.

No inverno, e em todas as estações do ano, é importante que você mantenha uma alimentação equilibrada, opte por um prato sempre colorido, cheio de legumes e verduras, e adicione lanches pequenos durante o dia, como frutas. Caso tenha alguma dúvida, procure seu nutricionista ou o profissional que faz o seu acompanhamento no Centro de Tratamento.

Manter uma alimentação saudável é muito importante e lhe ajudará na batalha contra os germes, pois seu sistema imunológico estará fortalecido e seu corpo resistente. E não se esqueça: beba muita água! Chás são uma excelente pedida nesta época do ano. O importante é se hidratar!

5. Siga com o seu tratamento para a fibrose cística

Xô, preguiça! Temperaturas mais frias não são desculpa para deixar o tratamento para a fibrose cística de lado. No inverno, e em todas as estações do ano, siga realizando todas as recomendações da sua equipe médica. Essa atitude ajuda a evitar pioras no quadro clínico e das infecções pulmonares causadas por bactérias e germes.

Com essas dicas você vai curtir o inverno com mais saúde! E não se esqueça: em caso de dúvidas, procure a equipe médica do seu Centro de Referência!

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://cystic-fibrosis.com/living/cold-weather-worries/

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46979-campanha-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-30-de-junho

http://www.cflf.org/blog/how-survive-winter-cystic-fibrosis

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá ajudar com todas as suas perguntas.

Fale conosco