Verão e fibrose cística: 4 cuidados durante a estação mais quente do ano

Comunicação IUPV - 21/12/2023 07:20

O verão chegou e com ele as altas temperaturas em todo o Brasil. Assim como toda a população, pessoas diagnosticadas com fibrose cística precisam tomar alguns cuidados neste período do ano para se manter saudável e poder aproveitar da melhor forma possível.

Por isso, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, preparou 4 dicas que vão ajudar você ou seu familiar com fibrose cística durante este verão.

Fique atento à hiponatremia

Pessoas com fibrose cística podem perder até 10 vezes mais sal pelo suor do que os indivíduos que não têm a doença. De acordo com o biólogo Cristiano Silveira, essa situação acontece pois as glândulas sudoríparas de quem tem a patologia possuem canais CFTR em menor número ou que não funcionam corretamente, aumentando a concentração de sal.

Essa perda excessiva de sal pelo suor pode acabar causando a hiponatremia, situação caracterizada pela redução dos níveis de sódio no plasma sanguíneo e que, de acordo com Cristiano, resulta em sintomas como náuseas, cólicas, perda de energia, cansaço, irritação, tontura e confusão mental.

Por isso, em dias mais quentes, fique de olho nesses sinais e, caso eles sejam identificados, busque ajuda de um profissional da saúde imediatamente. Ele poderá avaliar o quadro e indicar a melhor forma de tratamento.

Opte por uma alimentação equilibrada

Alimentar-se bem durante o verão também é uma dica importante para se manter saudável. De acordo com a nutricionista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, Janaína Paim, nesta época do ano o ideal é manter uma rotina alimentar rica em frutas, verduras, legumes, proteínas de boa qualidade, carboidratos e gorduras saudáveis.

Além disso, para evitar a desidratação e ajudar na reposição de eletrólitos perdidos no suor, Janaína relembra que é fundamental que a pessoa com fibrose cística tenha uma alta ingestão de água, isotônicos e água de coco.

Cuidado com o ar condicionado!

Durante o verão, o ar condicionado passa a ser mais utilizado pelas famílias brasileiras. Porém, como todo o ambiente precisa estar fechado para esse equipamento funcionar, os riscos de concentração de várias pessoas no mesmo local aumentam, elevando as chances de contaminação por vírus e bactérias.

Por conta disso, de acordo com a bióloga Dra Cláudia Bica, devemos optar por espaços abertos, arejados e que tenham a renovação do ar feita por meio de portas e janelas abertas. 

Além disso, Dra Cláudia também alerta para os riscos da falta de limpeza desse aparelho. Se o filtro estiver sujo, o ar contaminado voltará para o ambiente. Sendo assim, certifique-se de realizar a manutenção do seu ar condicionado no período indicado pela empresa e no verão, época do ano em que o aparelho será mais utilizado. 

Os cuidados continuam!

Apesar do avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o país, é importante que, mesmo durante as viagens e passeios de final de ano, os cuidados para evitar a contaminação permaneçam. Por isso, evite locais com aglomeração de pessoas e pouco ventilados. Além disso, use sempre a máscara de proteção quando necessário, lave as mãos várias vezes ao dia e tenha sempre por perto um frasco de álcool em gel. 

Também é importante que você complete o ciclo vacinal contra a covid-19, atitude que traz benefícios e protege toda a população. Por isso, caso você ainda tenha alguma dose pendente, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você.

Esperamos que as dicas ajudem você ou seu familiar com fibrose cística a aproveitar o verão da melhor forma possível, mas lembre-se: em caso de dúvidas, procure o seu médico. 

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://cystic-fibrosis.com/living/summer-health-tips/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/novembro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-201cmega-vacinacao201d-para-reforcar-imunizacao-dos-brasileiros-contra-covid-19

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá lhe ajudar com todas as suas perguntas.

Fale conosco