06 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho

Instituto Unidos pela Vida - 05/06/2013 20:16

gratuitoO Teste do Pezinho é um exame realizado em recém-nascidos e tem por objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança.
É gratuito e obrigatório, por isso, todo bebê nascido em território brasileiro deve fazer o teste no momento da alta hospitalar, entre 0 3º e 7º dia de vida. Sendo um Programa Nacional de Triagem Neonatal, implantado pela Portaria nº 822/2001 do Ministério da Saúde, garante o direito ao exame a todos os recém-nascidos, e tratamento àqueles com diagnóstico positivo para alguma das doenças triadas.
O Teste do Pezinho é um exame simples e quase indolor realizado através da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido – daí o nome popular do exame. Essas gotinhas são coletadas pelo profissional de enfermagem em um papel filtro. Após a secagem do sangue nesse papel, as amostras são enviadas ao laboratório de análise.
Para que o procedimento ocorra de forma tranquila é recomendado que a mãe segure o filho em pé, no seu colo. Dessa forma, o bebê se sentirá mais seguro e a posição do pezinho, voltado para baixo, facilitará a saída de sangue.
Verifique se seu estado contempla a realização do Teste que engloba a Fibrose Cística gratuitamente. Caso não, as maternidades oferecem a opção de Teste Ampliado.
Lembrando que para confirmação do diagnóstico da Fibrose Cística é necessária a realização do Teste do Suor ou de Exames Genéticos.
Os dados aqui contidos são para informação. Consulte seu médico para maiores esclarecimentos.
Fonte: Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional – www.fepe.org.br
FOLDER-V1-teste-pezinho-logos-ok
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco