O surf no tratamento da FC, por Denise Pereira, Mãe do Henrique

Instituto Unidos pela Vida - 22/12/2016 15:43

14991879_1292556914109333_5911672319099093157_n

A prática do surf aqui em casa é muito mais que uma brincadeira. Posso explicar.

Foi em 2006 que médicos e pesquisadores australianos chegaram a uma conclusão: aqueles pacientes com Fibrose Cística que praticavam surf tinham uma saúde bem melhor que aqueles que não praticavam, com menos infecções pulmonares por ano e menores quedas na função pulmonar.

Esses pesquisadores descobriram que a névoa salgada do mar era a responsável por esses benefícios, pois além de fluidificar o muco do pulmão auxiliando sua eliminação, lubrificava as vias aéreas e evitava assim infecções por bactérias.
Foi então que cientistas de alguns países começaram a pesquisar e chegaram ao tratamento com a solução salina ou solução hipertônica, que nada mais é que água e sal especialmente dosados e tratados em laboratório para inalar. Essa inalação imitava em todos pacientes com Fibrose Cística os efeitos da névoa do mar nos pulmões daqueles que surfavam.
Em 2007, foi feita a publicação em uma revista científica e a inalação da solução hipertônica entrou para o protocolo de tratamento de Fibrose Cística em hospitais do mundo inteiro.
Hoje é parte do tratamento do meu filho fazer a inalação com solução hipertônica duas vezes por dia, todos os dias da semana. Foi cedo que percebemos como estar na praia fazia muito bem ao Henrique. Desde bebê ele já demonstrava uma ligação muito forte com o mar e era evidente sua disposição e alegria quando estávamos por lá.
Chegamos a ir para o litoral com ele em crise somente para tratá-lo (já devidamente medicado e autorizado pela médica a ir) e é incrivelmente visível como ajuda o tratamento estar próximo ao mar.
No litoral a energia dele é recarregada no máximo volume e seu fôlego parece que dobra de tamanho. Hoje o normal por lá é ele ficar horas seguidas no mar praticando surf num gás que é difícil de acompanhar.
Surfar aqui em casa é muito mais que um simples esporte ou diversão. Surfar para nossa família tem um significado que, puxa, nem sei como descrever!
Sabe aquele momento em que você se emociona sempre e repetidamente na mesma intensidade a cada vez que acontece? Pois é…. Eu fico lá, boba, ou ao lado dele no mar com uma prancha amarrada no meu tornozelo e tentando me manter viva enquanto me divirto, ou com uma câmera fotográfica na mão bem na beirinha da água pra registrar cada onda, cada sorriso e cada fôlego. Ver meu filho surfar é vê-lo viver intensamente a sua saúde e a sua alegria.
É um descanso pra nossa alma, um aconchego pro nosso coração. É recarregar a bateria de toda a família junto à natureza que nos brinda na forma de nuvem de sal a esperança de que um dia a sensação desses momentos será muito mais que apenas um momento.
Aloha!

Quer compartilhar seu depoimento com outras pessoas também? Escreva para comunicacao@unidospelavida.org.br ou mande uma mensagem privada na nossa fanpage do facebook! www.facebook.com/unidospelavida.

Fale conosco