AstraZeneca anuncia aprovação  da Anvisa para tratamento de DPOC

Comunicação IUPV - 28/08/2024 10:53

A AstraZeneca anunciou recentemente a aprovação regulatória do medicamento budesonida, brometo de glicopirrônio, fumarato de formoterol (Breztri®) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), medicamento em aerossol para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Este avanço representa um  passo na ampliação das opções terapêuticas para pessoas que convivem com a condição respiratória crônica.

O medicamento é indicado como tratamento de manutenção em pacientes adultos com DPOC moderada a grave e que não estão adequadamente tratados com uma associação de um corticosteroide inalatório e um agonista beta-2 de longa duração ou uma associação de um agonista beta-2 de longa duração e um antagonista muscarínico de longa duração.

A DPOC é causada pela exposição prolongada a gases e partículas nocivas, tais como fumaça de tabaco, poluição do ar em espaços internos e exposição ocupacional a poeiras, fumos e produtos químicos.  A aprovação da combinação budesonida/brometo de glicopirrônio/fumarato de formoterol traz novas perspectivas para o tratamento desses pacientes, oferecendo uma terapia combinada que visa melhorar a respiração e a qualidade de vida.

Próximas etapas no processo de acesso

Com a aprovação regulatória da Anvisa, o Breztri® segue agora para a análise e aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Somente após essa etapa, o medicamento estará disponível para comercialização no Brasil.. 


Para a inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS), o próximo passo será a submissão do medicamento à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Esse processo é essencial para avaliar a viabilidade da inclusão da tripla combinação para tratamento da DPOC na lista de medicamentos disponíveis pelo sistema público de saúde, garantindo que quem tiver a indicação para o medicamento  possa se beneficiar do tratamento. Saiba mais sobre a Participação Social em Avaliação de Tecnologias em Saúde no SUS aqui.

Seguiremos acompanhando!

O Instituto Unidos pela Vida está atento aos avanços na área da saúde, especialmente em relação às necessidades das pessoas que convivem com condições respiratórias graves, como a DPOC. É possível que pessoas com fibrose cística também apresentem quadros de doença pulmonar obstrutiva crônica. Além disso, muitas vezes, esses pacientes acabam confundindo as duas doenças ao procurar por informações. A equipe do Unidos pela Vida continuará acompanhando de perto esse processo, reforçando seu compromisso com o acesso a tratamentos de ponta e a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas que vivem com doenças crônicas graves.

Referências:

– ANVISA: https://consultas.anvisa.gov.br/#/genericos/q/?nomeProduto=Breztri

– Bula https://www.azmed.com.br/content/dam/multibrand/br/pt/azmed-2022/home/bulas-profissionais/bulas/breztri_bula_profissional.pdf- Ministério da Saúde, Conitec: https://www.gov.br/conitec/pt-br

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco