Apresentação inicial do novo Protocolo Clínico da Fibrose Cística acontecerá na 126ª reunião da Conitec

Comunicação IUPV - 29/01/2024 11:02
Atualização PCDT 2024

Nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2024 será realizada a 126ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Na pauta do segundo dia, está a apreciação inicial do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Fibrose Cística pelo Comitê de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Comissão. Clique aqui para conferir a pauta completa. 

O que é PCDT?

De acordo com a Conitec, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença, tratamento, medicamentos e outros produtos apropriados para aquela patologia, as doses recomendadas,  mecanismos de controle clínico, além do acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Na fibrose cística, este material traz todas as informações sobre medicamentos recomendados para o tratamento da doença e que estão disponíveis pelo SUS. Ou seja, caso a sua equipe médica ou do seu filho recomende esses itens, é seu direito recebê-los gratuitamente. 

Além disso, o texto também compartilha informações sobre os principais sintomas da doença, as formas de diagnóstico e acompanhamento, tornando-se um material extremamente importante para a orientação de pessoas em busca do diagnóstico ou já diagnosticadas, familiares e profissionais da saúde.

Última atualização

A última atualização do PCDT da Fibrose Cística aconteceu em 29 de dezembro de 2021 e incluiu diversas etapas importantes do tratamento da doença que estavam ausentes ou desatualizadas nas versões anteriores do documento, além da incorporação do modulador ivacaftor (Kalydeco). Clique aqui para relembrar.

Ainda não é possível ter acesso ao conteúdo presente na proposta do novo documento, mas a expectativa é que já inclua o elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®), medicamento que recebeu recomendação final favorável para incorporação no SUS da Conitec em 05 de setembro de 2023. Clique aqui para saber mais.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística segue acompanhando de perto o avanço de todas as próximas etapas para atualização do PCDT da Fibrose Cística. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo contato@unidospelavida.org.br ou (41) 99636-9493.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco