Fibrose Cística: aspectos gerais

Comunicação IUPV - 26/01/2020 12:01

Resumo de pesquisa realizada por Roberta de Cássia Nunes Cruz Melotti, Luana da Silva Baptista Arpini2, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato e Maria Da Penha Zago Gomes. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre Fibrose Cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2019 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
A Fibrose Cística é uma doença genética progressiva que acarreta comprometimentos graves nos diversos sistemas do corpo, principalmente respiratório e pancreático. Por ser uma doença rara, muitos profissionais desconhecem suas características, o que dificulta o diagnóstico, dificulta o tratamento adequado e piora do prognóstico.
A fim de melhor difundir os conhecimentos acerca da doença entre os profissionais de saúde, realizou-se uma revisão de literatura sobre Fibrose Cística de forma abrangente, por meio da busca de artigos nas bases de dados eletrônicas Pubmed e Science Direct, por meio de busca manual, sem limite de tempo, até agosto de 2018.
O estudo possibilitou a descrição da FC e suas peculiaridades, permitindo aos profissionais de saúde melhor compreensão dos aspectos gerais relacionados à doença, fornecendo informações que possibilitam o diagnóstico precoce, bem como orientações básicas para instituir o tratamento recomendado, evitando ou postergando complicações e melhorando o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes.
Você pode conferir esse estudo na íntegra e saber mais sobre os pesquisadores clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco