Como manter a calma e os cuidados em tempos de Coronavírus?

Comunicação IUPV - 19/03/2020 14:16

Não há resposta certa para a pergunta “como manter a calma em tempos de caos”, afinal de contas, não há precedentes para uma situação como esta. Porém, temos algumas dicas para te ajudar a enfrentar este momento da melhor forma, com paz, isolamento social e muita higiene!
A ansiedade aparece, naturalmente, ao nos depararmos com ruas ficando vazias, escolas sem alunos, empresas sem funcionários. As pessoas que podem já estão trabalhando de casa. Pais que conseguem estão mantendo seus filhos em casa. Mas os heróis de branco, nossos estimados profissionais da saúde, seguem na linha de frente salvando, cuidando, lutando por tantas pessoas que estão precisando.
A médica que cuidou da primeira pessoa que, infelizmente, faleceu no Brasil, disse algo como “Não é brincadeira. Fiquem em casa”. Temos lido constantemente frases como “não é só uma gripe”. Vemos todos os dias os números aumentarem violentamente no mundo. E todas essas manchetes, matérias e programas inteiros falando do coronavírus nos deixam ansiosos.
Listamos abaixo 5 dicas para te ajudar a manter a calma e os cuidados em tempos de pandemia:
1) Isolamento social não significa férias. Essa frase, por si só, já gera ansiedade. Mas então, o que eu vou fazer em casa? Pais que precisam trabalhar, crianças que não podem passear nem se encontrar com amigos. Infelizmente, ficar em casa, neste momento, NÃO quer dizer que você deve aproveitar para reunir os amigos e a família em casa para um almoço no final de semana, ou ficar se reunindo com os vizinhos todos os dias, mesmo aqueles que moram ao lado da sua casa. Não pode. A gente não sabe onde cada um passou, se está ou não contaminado. Pensa na sua saúde e da sua família! Sabemos que isto é desesperador e angustiante para muitos, principalmente para aquelas pessoas que moram sozinhas. É muito difícil ficar sem contato social com outras pessoas. E é nesse momento que devemos utilizar a tecnologia à nosso favor! Faça ligações com vídeo para seus avós, pais, entre outros. O isolamento é de contato FÍSICO, mas você pode ligar, mandar mensagem chamar por vídeo, etc. O amor pode e deve continuar sendo demonstrado o tempo todo! Além disto, com as crianças, mantenha rotina de estudos, leitura, brincadeiras. Ensine-as a importância de ajudar em casa na limpeza, organização, na hora de cozinhar, etc. Vamos tentar, na medida do possível, usar este tempo a nosso favor! Acompanhe as dicas da nossa hashtag #tôemcasa e veja as dicas que preparamos diariamente para vocês!
2) Cuidado com as notícias falsas: Estar informado é muito importante, principalmente, em relação sobre o que se pode fazer para reduzir ou até impedir a disseminação e contaminação da doença. Mas a Organização Mundial da Saúde pede que você evite ler, assistir ou escutar notícias que possam causar ansiedade ou estresse. Hoje, há matérias sobre o coronavírus por todo lugar. Internet, redes sociais, jornais, revistas, tv, grupos de mensagens entre outros. Um bombardeio de informações 24 horas por dia. A gente não precisa saber, o tempo todo, quantos casos já foram confirmados no mundo. O que precisamos saber, primordialmente, é como devemos nos cuidar, como podemos proteger nossa família e como conseguiremos sair dessa – que é, basicamente, com o isolamento social. Portanto, depois que a família já conseguiu cumprir com a responsabilidades do dia (estudo, organização, comida, trabalho, tratamento da FC, etc), sentem para assistir um filme juntos, brinquem, leiam histórias, escrevam cartas à mão, etc, e evitem seguir ouvindo notícias sobre o coronavírus o tempo todo.
3) Respeite: Infelizmente, temos visto ainda muitas pessoas achando que “é só uma gripe”, ou desrespeitando a necessidade do isolamento social (quando possível de ser cumprida, considerando que há muitos que não tem essa possibilidade) e desvalorizando a necessidade da rígida higiene. As pessoas continuam saindo para festas, baladas, aglomerações, encontrando vizinhos, amigos e familiares. Porém, o descumprimento à regra é responsabilidade sua, mas o respeito é um direito do outro. Não abrace, não aperte a mão, não toque, principalmente, os idosos e pessoas do grupo de risco. “Quanto antes nos distanciarmos, antes nos abraçaremos”, diz uma frase que viralizou nas redes sociais.
4) Converse com seus filhos: É melhor que eles entendam por vocês o que de fato está acontecendo. Explique a importância da lavagem das mãos, e do álcool. Ensine como cobrir a boca para tossir. Fale sobre a importância de não colocar a mão na boca e nos olhos e utilize técnicas didáticas para esta explicação, como por exemplo, sujar a mão com tinta guache e lavar a mão por 40 segundos para tirar totalmente a tinta, etc. Escute-o também, para que você saiba o que ele está sentindo, temendo, ou entendendo de tudo isso. Ajude sempre as crianças a encontrar caminhos positivos para se expressar.
5) Cuide de quem precisa de cuidado: Se você não faz parte do grupo de risco, e pode sair para as compras básicas (farmácia, mercado, etc), faça isso por um vizinho ou um familiar. Vá, faça as compras e deixe na porta. Não esqueça de, ao chegar em casa, tirar toda a roupa e levar, junto com o sapato, direto para a lavanderia. As roupas devem ser lavadas e a sola do sapato também, com água e sabão. Vá direto para o banho após chegar em casa, lave-se bem com sabão e depois use álcool em gel.
Repetindo a frase que viralizou: QUANTO ANTES NOS DISTANCIARMOS, ANTES NOS ABRAÇAREMOS!
Cuidem de vocês, cuidem dos seus familiares, dos idosos, das pessoas do grupo de risco, e, no nosso caso, em especial das pessoas com fibrose cística! Lavem bem as mãos, usem álcool em gel, fiquem em casa e, mantenham a calma, na medida do possível!
Estamos juntos!
Por Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, psicóloga (CRP 08/16.156), especialista em análise do comportamento, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida, membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística. Verônica tem Fibrose Cística, foi diagnosticada com 23 anos, é mãe da Helena e está em isolamento social com a família, em sua casa, em Curitiba.
Fonte:
COVID-19: Mental health in the age of coronavirus – https://news.un.org/en/story/2020/03/1059542
World Health Organization – https://www.who.int/en/
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco