Participe da consulta pública do Protocolo Clínico da Fibrose Cística até 05 de setembro

Comunicação IUPV - 18/08/2022 14:10

A consulta pública do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Fibrose Cística já está aberta para receber a sua contribuição até 05 de setembro de 2022. Para participar, basta clicar aqui e deixar a sua contribuição na consulta pública nº 53 referente ao documento.

O novo texto contempla a incorporação de quatro tecnologias para tratamento das pessoas com fibrose cística no Sistema Único de Saúde (SUS): o teste de elastase pancreática fecal, a ampliação de uso da ventilação não invasiva (VNI), a incorporação do colistimetato sódico e a incorporação do dispositivo individual de pressão expiratória positiva do tipo máscara /pressão expiratória nas vias aérea para a fisioterapia.

Como participar?

Por conta das mudanças feitas na plataforma, agora, antes de deixar a sua contribuição, será preciso ter uma conta e estar logado no portal Gov.br. Para isso, basta clicar aqui para fazer o seu login. Depois, será preciso retornar para a página da consulta pública nº 53 referente ao PCDT da Fibrose Cística, clicando aqui, para participar. 

Parecer inicial da Conitec

A recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) foi favorável à atualização do PCDT da Fibrose Cística. Antes de contribuir, basta clicar aqui para conferir a proposta de atualização. 

Após a leitura, na página da consulta pública nº 53, após preencher as primeiras perguntas com seus dados pessoais, você deverá dizer o que achou da proposta apresentada pela Conitec: MUITO BOA, boa, regular, ruim ou muito ruim. Na sequência, haverá espaço para deixar comentários sobre o documento ou anexar materiais complementares, caso queira. 

Tem dúvidas sobre como participar? 

Entre em contato com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Vamos esclarecer seus questionamentos e lhe ajudar da melhor maneira possível. Contamos com a sua participação!

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer esse e outros projetos realizados pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco