Depoimento Cristiano Silveira – Dez Milhas da Garoto 2019

Categoria: Depoimentos - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 24 de outubro de 2019

Foi em 29 de setembro de 2019 que corremos as Dez Milhas da Garoto entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Entre os 12,5 mil corredores estava uma atleta de fibra, a Claudia Cometti, que tem 37 anos e que só descobriu a Fibrose Cística depois do nascimento do segundo filho, Pedro. Antes, ela teve o Vitor, que também tem a doença e que hoje tem 8 anos e acompanha a mãe no interesse pelos esportes. Claudia correu toda a prova acompanhada pelo marido Wilken.

Sou coordenador da Equipe de Fibra e corri com a minha esposa Marise. Nós quatro terminamos bem a prova, realizados por estarmos com os capixabas pela segunda vez. No dia anterior, a convite da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES), eu e Claudia demos uma palestra no Centro Universitário Salesiano falando para estudantes dos cursos de Fisioterapia e Educação Física e para familiares e pacientes presentes. Foi uma oportunidade incrível falar com familiares e profissionais dessas duas áreas. Foi uma tarde de muito compartilhamento de informações de também de emoção.

Conhecemos a Claudia e a família da primeira vez que estivemos em Vitória para falar da Equipe de Fibra. Essa ligação só cresceu depois da confirmação do diagnóstico pelo teste genético. Depois de uma internação que a deixou muito debilitada, Claudia decidiu dar uma virada na sua vida e lembrou daquela palestra. Ela pediu orientações para um dos educadores físicos da equipe e passou a seguir um rigoroso esquema de treinamentos envolvendo musculação e corrida. Ela afirmou que no início era muito difícil e  correr um minuto parecia impossível. Ela relembrou que, em algumas situações, sentava na esteira e chorava, mas o Wilken estava lá ao seu lado e ela lembrava dos seus filhos e persistia. 

Hoje a Claudia, que há pouco tempo estava com apenas 46% de função pulmonar, está com 72%.  Claudia completou os 16,3 Km da prova em uma hora e 48 minutos e quer retribuir a visita. Em junho de 2020, ela e o marido querem ir com outros atletas de fibra do Brasil todo para a Maratona do Rio de Janeiro.

Por Cristiano Silveira

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui