ELX-02 associado ao ivacaftor (Kalydeco) pode melhorar a função pulmonar em pessoas com fibrose cística com a mutação G542X

Comunicação IUPV - 26/06/2023 09:48
ELX-02 associado ao ivacaftor (Kalydeco)

Nova análise revisou a alteração do ppFEV1 desde o primeiro dia de tratamento

Quase metade das pessoas com fibrose cística com a mutação G542X que participaram da pesquisa viu sua função pulmonar melhorar com ELX-02 associado ao ivacaftor (Kalydeco), de acordo com os dados finais de um ensaio clínico de Fase 2.

Dados importantes divulgados em setembro de 2022 sugeriram que o ELX-02, um medicamento experimental da empresa Eloxx Pharmaceuticals, não foi eficaz na redução significativa do cloro no suor ou na melhora da função pulmonar, apesar de ser bem tolerado pelos pacientes tratados.

Como parte de uma nova análise, os pesquisadores analisaram a alteração no volume expiratório forçado percentual (ppFEV1), uma medida da função pulmonar, desde o primeiro dia de tratamento, e não no início do estudo, pois os sintomas de muitos pacientes costumam piorar durante o screening para participação no estudo.

“Acreditamos que as melhorias clínicas com ELX-02 observadas em um estudo de pacientes com fibrose cística  com doença grave reforça nossa crença no potencial do ELX-02 de modificar a doença e garante maior desenvolvimento”, disse Sumit Aggarwal, Presidente e CEO da empresa Eloxx, em um comunicado de imprensa.

A fibrose cística  acontece por causa de mutações no CFTR, um gene que codifica uma proteína de mesmo nome. Essa proteína funciona como um canal para o fluxo de íons de cloreto, necessários para a produção do muco fino que lubrifica o revestimento das vias aéreas e de outros tecidos.

As mutações fazem com que o muco se torne espesso e pegajoso e se acumule nos pulmões. Isso pode dificultar a respiração. Existem muitas mutações conhecidas, que podem ser agrupadas em cinco classes. G542X é uma mutação comum de classe 1 que encurta o CFTR, tornando-o instável e rapidamente degradado pelas células.

ELX-02 é uma pequena molécula projetada para restaurar a produção de uma proteína funcional completa.

Análise final do ELX-02 com Kalydeco

Todos os pacientes do estudo carregavam a mutação G542X. Eles foram tratados por uma semana com injeção subcutânea diária de ELX-02, na dosagem de 1,5 mg/kg. Os participantes continuaram com o ELX-02 pelas próximas quatro semanas e também receberam Kalydeco (150 mg duas vezes ao dia), um modulador CFTR aprovado comercializado pela Vertex Pharmaceuticals, que mantém o canal CFTR aberto por mais tempo na membrana celular.

Dos 13 pacientes incluídos na análise final, seis tiveram sua função pulmonar melhorada com base em um aumento de 2,83% no ppFEV1 desde o dia 1 da combinação de ELX-02 e Kalydeco até o final das cinco semanas de tratamento. Entre os 13 pacientes, houve queda de 0,31% no ppVEF1 no mesmo período.

Em um acompanhamento de segurança posterior, o ppFEV1 diminuiu 2,69% no grupo maior. Nos seis pacientes que responderam ao tratamento, diminuiu 5,83%. A média de queda de função pulmonar no mesmo período costuma ser maior em pacientes com essa mutação, sem o tratamento, de aproximadamente -4,26% anualmente, o que é um avanço. 

O ELX-02 foi bem tolerado e não houve efeitos colaterais graves relacionados ao tratamento.

A empresa está planejando lançar um estudo semelhante de Fase 2 em pacientes com diagnóstico de síndrome de Alport, uma doença causada por mutações em genes que codificam partes de um tipo de proteína de colágeno.

A síndrome de Alport é progressiva, o que significa que seus sintomas pioram com o tempo, “tornando uma remissão em até mesmo um paciente altamente clinicamente significativo”, disse Aggarwal. “Os resultados validam fortemente nossa decisão de promover o ELX-02 em um estudo fundamental na síndrome de Alport.”

Fonte: https://cysticfibrosisnewstoday.com/news/elx-02-plus-kalydeco-cf-with-g542x-mutation-improves-lung-function/?utm_source=CF&utm_campaign=2b75aa9350-CF_ENL_3.0_NON-US&utm_medium=email&utm_term=0_b075749015-2b75aa9350-74002041. Acesso em 16 de junho de 2023.

Traduzido por: Mariana Camargo, biomédica, PhD e mãe da Sofia, diagnosticada com fibrose cística.

Revisão: Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos. Psicóloga, especialista em análise do comportamento, tem MBA em Direitos Sociais e Políticas Públicas e Mestranda em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Avaliação de Tecnologias de Saúde pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco